Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Charles Chaplin
Início do conteúdo da página

Charles Chaplin

Publicado: Terça, 16 de Abril de 2019, 13h16 | Última atualização em Terça, 16 de Abril de 2019, 13h25

Cine IF exibe filmes em comemoração aos 130 anos de um dos maiores ícones do cinema

cine if charles chaplon 4Se estivesse vivo, Charles Chaplin completaria hoje mais um ano de vida. Ator, diretor, produtor, humorista, empresário, escritor, comediante, dançarino, roteirista e músico britânico, Chaplin foi um artista à frente de seu tempo, notabilizado, no cinema, pelo uso da mímica e da comédia pastelão. “Ninguém questiona a importância de Chaplin para o cinema. Sem dizer uma palavra ele conseguiu traduzir todos os sentimentos humanos. Ele foi um pensador a partir da imagem, conseguiu passar uma emoção para o público que muitos artistas nunca conseguiram. Numa época em que o cinema era mudo, ele usou apenas o olhar para colocar o ser humano com muito mais empatia”, comentou o professor de Artes do IFSULDEMINAS – Campus Pouso Alegre, Emerson Simões.

Para celebrar os 130 anos de Chaplin, o Cine IF apresenta três obras do ator/diretor: O Circo, Tempos Modernos e Vida de Cachorro. “Cada filme que trouxemos mostra uma fase da vida dele. Vida de Cachorro foi mais no início da carreira quando se faziam apenas curtas. O Circo é um dos filmes mais engraçados e foi o auge da carreira de Chaplin. Tempos Modernos veio mais no final da carreira. Dá pra ver a evolução da carreira de quando ele tinha o domínio do cinema e quando era apenas um ator”, disse Luiz Guilherme Ferreira Pires – 3º Adm – monitor Cine IF.

Na primeira sessão foi exibido o filme “O Circo” que conta a história de um batedor de carteiras que para evitar que seja pego, coloca uma carteira roubada no bolso do faminto vagabundo (Chaplin), sem que ele perceba. Quando a polícia se afasta, o batedor volta para recuperar o dinheiro perdido, gerando um tumulto que chama a atenção de um policial. Para fugir tanto do batedor quanto da policial, o vagabundo acaba entrando acidentalmente no picadeiro de um circo. Contratado pelo dono do circo ele acabará se apaixonando pela acrobata, filha desse mesmo proprietário.

“Como Chaplin tem muita importância para o cinema, por todas as suas contribuições para a comédia e para revolucionar o cinema, achamos importante trazercine if charles chaplon 10 os filmes deles para os alunos conhecerem, porque os filmes estão na internet, mas eles não assistem, por isso é bom esse momento para eles conhecerem essas obras”, explicou o monitor.

“ Eu gostei muito, mesmo sendo um filme mudo não deixa de ter o seu entendimento. O que fica de reflexão é que o personagem deixa os seus gostos de lado para cuidar de uma mulher. No fim ele fica triste por não ter ficado com ela, mas feliz por ter feito tanto bem a ela”, comentou Anne Caroline Vieira, do 1ºADM, que assistiu à sessão.

Para Júlia Vitória do Prado Sanches, do 1º TI que nunca havia tido um contato muito próximo com as obras de Chaplin, a oportunidade de ver o filme foi incrível. “O que me chamou a atenção foi essa forma de humor que o filme traz. Ele não precisou dizer nenhuma palavra, só as expressões corporais já influenciam o riso. E mesmo sendo um filme de humor traz consigo uma reflexão e isso foi muito importante”.

O filme “Tempos Modernos” será exibido nos dias 16 e 17 de abril, às 12h20, no auditório.

Assessoria de Comunicação
IFSULDEMINAS - Campus Pouso Alegre

registrado em:
Fim do conteúdo da página