Página inicial > Notícias > Cidades & Sociedade

Cidades & Sociedade

Publicado: Segunda, 15 de Março de 2021, 14h19 | Última atualização em Segunda, 15 de Março de 2021, 14h26

Problemas na urbanização do sul de Minas são abordados em livro que será lançado pelo IFSULDEMINAS

capa livroO livro “CIDADES & SOCIEDADE: Interações e contextos acerca das urbanidades Sul Mineiras”, pretende contribuir para o registro das dinâmicas urbanas e sociais dos Sul de Minas Gerais, tendo como premissa o olhar transdisciplinar de diversas áreas do conhecimento. São oito capítulos, escritos Os professores universitários (IFSULDEMINAS, UNIFAL, UNICAMP, UFSJ, UNIFEI, UNA, UNIFEOB, USJT e UNILAVRAS) que atuam em diversas áreas do conhecimento, e alunos de graduação e pós-graduação, na maioria de instituições localizadas no Sul de Minas, demonstrando reconhecimento e valorizando a produção científica regional. A capa foi feita diagramada pelo arquiteto Amon Lasmar e a ilustração é do artista plástico Rogério Barbosa.

“O projeto tem como objetivo discutir sobre o urbano em nossa região. Partindo do princípio que mais de 80% da população vive na área urbana, precisamos refletir e questionar como são as nossas cidades hoje, tê-las como ponto focal de observação. Precisamos discutir todas as nossas problemáticas urbanas para que possamos construir ambientes com qualidade vida pensando nas pessoas”, contou Gustavo Reis, coordenador do projeto, um dos autores do livro, professor voluntário dos cursos Técnico em Design de interiores e Engenharia Civil do IFSULDEMINAS – Campus Pouso Alegre.

Um dos autores do livro, o reitor do Instituto Federal do Sul de Minas, Marcelo Bregagnoli falou da importância da obra na discussão da ocupação urbana. “Vemos o meio ambiente perdendo a batalha para a humanidade, numa ocupação urbana de uma extrema agressividade. A ação que os coordenadores tiveram de chamar a atenção da sociedade através de uma publicação é muito válida”. No capítulo de sua autoria ‘Gestão dos Resíduos Sólidos’, Bregagnoli ressalta a responsabilidade do homem sobre esses resíduos. “Somos os protagonistas principais. Se o ser humano gera, ele tem a obrigação de fazer um bom reaproveitamento. Óbvio que precisamos pegar essa publicação e transformá-la em ações práticas”.

Pamela Mayara Garcia Xavier, recém-graduada em Engenharia Civil falou da experiência de participar da obra. “Proporcionou-me uma visão mais ampla da cidade em que vivo, além de todo aprendizado adquirido. Essa pesquisa despertou em mim um olhar crítico para compreender as urbanidades envolvidas para o contexto de Pouso Alegre”.

Ainda não foi definida a data para o lançamento do livro que foi selecionado através de edital da Pró-reitoria de Extensão do IF. “O leitor vai encontrar uma diversidade de questões referentes às Cidades do Sul de Minas, como os contextos socioeconômicos, ambientais, paisagísticos e culturais. Contribuindo, assim, para o melhor conhecimento dos leitores a respeito das temáticas e áreas de estudos propostas no livro1, completou Alexandre Carvalho de Andrade, professor no Campus Poços de Caldas e um dos autores do livro.

O livro foi dividido em três eixos:

Parte I - Ambiente construído e paisagem urbana
Aborda a multiplicidade de relações em constante mudanças no espaço urbano e natural, (re)configurando o lugar vivido, usado e praticado pelas pessoas, além de revelar atores sociais que fazem e refazem processos de urbanização, assim como são responsáveis pela reorganização da relação entre homem e natureza. Isso, seja pela ação do homem em busca de moradia, seja pela ação dos capitais e da produção econômica.

Parte II - Urbanização e Meio Ambiente
Aponta mudanças e permanências entre os processos de urbanização em cidades do sul de Minas Gerais. Coloca-se em questão os impactos ambientais sobre as formas naturais indispensáveis para a qualidade de vida urbana.

Parte III - Urbanismo e planejamento urbano e regional
Aborda processos, contextos e mutações no interior de cidades que passam pelo processo de crescimento urbano, possibilitando um conjunto de debates do urbanismo quanto ao tema espaço público, patrimônio cultural e urbanidade. Ao mesmo tempo, há de se considerar a questão regional da pobreza e o conjunto das desigualdades regionais.

Capítulos:

Capítulo 1
MODELOS URBANOS E HOMEOSTASIA: UMA ANÁLISE DO DESENHO DE POÇOS DE CALDAS, SOB A PERSPECTIVA NEUROCIENTÍFICA
Evandro Ziggiatti Monteiro, Claudio Lima Ferreira e Rachel Zuanon

Capítulo 2
A EXPANSÃO DOS CONDOMÍNIOS FECHADOS POPULARES: TENDÊNCIA DA PRODUÇÃO IMOBILIÁRIA RESIDENCIAL MULTIFAMILIAR NA CIDADE MÉDIA
Gustavo Reis Machado, Pamela Mayara Garcia Xavier e Vanessa Silva de Lima

Capítulo 3
DO ARRAIAL AO BOULEVARD: TRANSFORMAÇÕES E PERMANÊNCIAS DAS PRAÇAS DR. AUGUSTO SILVA E LEONARDO VENERANDO NA CIDADE DE LAVRAS, MG.
Janaina Faleiro Lucas Mesquita, Marisa Aparecida Pereira e Vasco Caldeira da Silva

Capítulo 4
PAISAGEM E PATRIMÔNIO HISTÓRICO CULTURAL NO MUNICÍPIO DE PASSA QUATRO-MG
Felipe da Silva Vieira e Flamarion Dutra Alves