Página inicial > Notícias > Civil e Química

Civil e Química

Publicado: Quinta, 22 de Outubro de 2020, 14h47 | Última atualização em Sexta, 23 de Outubro de 2020, 11h18

Engenharias do Campus Pouso Alegre estão entre as melhores do país

O Curso de Engenharia Química é o segundo melhor avaliado em Minas e o oitavo no país segundo o Enade

curso Engenharia Química 4As notas do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) foram divulgadas essa semana e o IFSULDEMINAS – Campus Pouso Alegre tem muito o que comemorar. Os cursos de Engenharia Civil e Engenharia Química conseguiram notas 4 e 5, respectivamente. Foi a primeira vez que os alunos concluintes fizeram a prova.

Para o grupo da Engenharia Química, representado pelo coordenador do curso, Celso Dias Madureira “a nota 5 no ENADE do curso de Engenharia Química do IFSULDEMINAS representa o fechamento de um ciclo de muito trabalho e esforço por parte de todos os professores que atuam e atuaram no curso, dos técnicos administrativos que deram todo o apoio e suporte para que as aulas ocorressem e, principalmente, dos alunos, que foram os principais protagonistas desta história”.

Em 2019, a Área de Engenharia Química contou com 273 cursos no Brasil. Um total de 6.733 alunos concluintes compareceram à prova e responderam ao “Questionário do Estudante” na página do Inep. O curso de Engenharia Química do IFSULDEMINAS ficou entre os 12 cursos de Engenharia Química no Brasil que obtiveram a nota máxima no ENADE em um total de 185 cursos avaliados. Considerando as notas específica e geral nos cursos de Engenharia Química, o curso foi:

• O melhor avaliado em todo Sul de Minas;
• Conquistou o segundo lugar no estado de Minas Gerais;
• Ficou em oitavo lugar no país.

Haron Santos foi um dos inscritos no Enade 2019. Para ele, aluno da Engenharia Química, o resultado no Enade foi fruto da dedicação dos alunos, servidores e de todas as pessoas envolvidas nesse processo. “Saímos do curso com conhecimento de alta qualidade e devemos nos orgulhar disso. Com certeza abrirá portas, direta ou indiretamente, através da capacidade e conhecimento que os engenheiros químicos formados no IF tem e terão!”.

"O resultado que obtivemos é consequência do trabalho dos servidores e do esforço e dedicação dos alunos, que com certeza abrirá portas, tanto para os discentes como para o IF.  Esse desempenho nos insere entre as maiores faculdades do país, trazendo frutos para a instituição, para o seu crescimento, e, principalmente, para os alunos que buscam oportunidades no mercado de trabalho e na área acadêmica, pois agora somos um curso conhecido, que tem representatividade e um peso no nome que carrega', disse ex-aluna do curso, Gláucia Faria de Miranda.

Aluno da primeira turma de Engenharia Química do Campus, Gabriel Baioni contou que chegou a ter receio de ingressar no curso, o que mudou logo no primeiro contato com os profissionais da instituição. "Estar entre os  melhores nos auxilia na obtenção de recursos, no fomento para desenvolvimento de pesquisas na instituição e abre porta para os alunos tanto no mercado de trabalho quanto na área acadêmica. Hoje, já formado, ingressei em um mestrado e me sinto muito preparado tanto quando se trata de conhecimento especifico do curso, quanto ao conhecimento geral, que também foi desenvolvido durante a graduação."

Em 2018, o Curso foi reconhecido pelo MEC e recebeu a Nota 4 pela Organização Didática-Pedagógica, Corpo Docente e Tutorial e Infraestrutura. O curso de Engenharia Química do IFSULDEMINAS - Campus Pouso Alegre é oferecido desde 2014. São 40 vagas por ano. O curso tem duração de 05 anos, período integral e é gratuito.

Engenharia Civil

No início de 2019, o curso de Engenharia Civil do IFSULDEMINAS – Campus Pouso Alegre foi reconhecido pelo MEC com a nota 5, ficando entre os cinco melhores cursos no Brasil. Curso de Engenharia civil 12"A nota 4 no ENADE junto com a avaliação 5 do MEC representa a dedicação e o trabalho que todos tiveram desde a implantação do curso aqui no campus Pouso Alegre e mostra que podemos melhorar ainda mais”, disse o coordenador do Curso, Thiago Luis Rodrigues da Silva.

Em 2019, a Área de Engenharia Civil contou com 1.217 cursos no Brasil. Participaram do Enade/2019, mais de 50 mil alunos.

O curso de Engenharia Civil do Campus Pouso Alegre tem duração de 5 anos, com carga horária de 3.930 horas. Todos os anos são ofertadas 40 novas vagas.

Para a diretora Mariana Felicetti “a nota do Campus no Enade mostra o empenho de toda a equipe de servidores e dos alunos. Nossos alunos são muito empenhados e comprometidos e, certamente, serão ótimos excelentes profissionais. E mostra que nossos técnicos e docentes estão empenhados por um ensino público, gratuito e de qualidade. Essa conquista é mérito de todos que trabalhamos por uma instituição que faz a diferença”.

Sobre o Enade:

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.

O Conceito Enade é um indicador de qualidade que avalia os cursos por intermédio dos desempenhos dos estudantes a partir dos resultados do Enade. Os valores possíveis vão de 1 (pior situação) a 5 (melhor situação).

Aplicado pelo Inep desde 2004, o Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), composto também pela Avaliação de cursos de graduação e pela Avaliação institucional. Juntos eles formam o tripé avaliativo que permite conhecer a qualidade dos cursos e instituições de educação superior brasileiras. Os resultados do Enade, aliados às respostas do Questionário do Estudante, são insumos para o cálculo dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior.