Página inicial > Notícias > Colação de Grau

Colação de Grau

Publicado: Segunda, 09 de Julho de 2018, 14h27 | Última atualização em Segunda, 09 de Julho de 2018, 14h27

Campus Pouso Alegre realiza a formatura de cursos técnicos integrados e subsequentes

Formatura integrado 2018 69“O valor das coisas não está no tempo em que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis”. (Fernando Pessoa)

Após três anos de muito esforço e dedicação, 79 alunos dos cursos técnicos em Administração e Informática integrados ao ensino médio chegaram à última etapa e, no dia 07 de fevereiro de 2018, receberam os certificados de conclusão de cursos na cerimônia de formatura realizada no Campus Pouso Alegre.

Abraços, cumprimentos, brincadeiras e muitos sorrisos deixavam clara a sensação do dever cumprido. Além da empolgação do momento também houve tempo para pensar um pouco no futuro. “Espero que para onde eu for, seja no trabalho ou em uma faculdade, seja tão bom quanto foi para mim estar no IF. É isso que espero para o meu futuro”, contou Vinícius Beletati de Proença Costa, formando em Informática.

Mas, e os corações dos estudantes? Na noite em que eles foram as maiores estrelas, os sentimentos de alívio e saudade se misturaram e, por vezes, a emoção falou mais alto.

“A saudade que sentimos é uma vã tentativa do inconsciente de reviver os momentos felizes que tivemos. Em lugares especiais e com pessoas especiais. Se vocês tiveram um momento, que seja, aqui dentro, um momento que vocês tenham desejado que fosse infinito enquanto durasse, então vocês foram felizes e o resto valeu a pena. Cada experiência construiu uma parte do que somos hoje. E o que somos hoje é resultado de um trabalho extraordinário de professores, funcionários, familiares e, mais do que tudo, nosso próprio esforço em crescer e evoluir como estudantes, como acadêmicos, como trabalhadores, como cidadãos, enfim, como seres humanos’, ressaltou Luanny Silva Moreira, formanda em Administração, durante o seu discurso como oradora das turmas.

A mesa solene foi composta pelo reitor do IFSULDEMINAS, professor Marcelo Bregagnoli; pelo diretor do Campus Pouso Alegre, professor Marcelo Bottazzini; pela paraninfa das turmas, professora Elisângela Aparecida Lopes e pelos professores homenageados William José da Cruz (Patrono do Curso Técnico em Informática, turma “A”); Bruno Ferreira Alves (Patrono do Curso Técnico em Informática, turma “B”); Isaías Pascoal (Patrono do Curso Técnico em Administração); Luís Antônio Tavares (homenageado Especial do Curso Técnico em Informática, turma “A”); Júlia Vidigal Zara (homenageada Especial do Curso Técnico em Informática, turma “B”) e Paulo do Nascimento (homenageado Especial do Curso Técnico em Administração).

Cursos Técnicos Subsequentes

No dia 08 de fevereiro, foi a vez dos 71 formandos dos cursos técnicos subsequentes em Administração, Edificações, Química e Segurança do Trabalho. A Formatura 2018 subsequente 65formatura foi acompanhada por parentes, amigos e servidores do Instituto do Federal.

Na Mesa Solene estavam o reitor do IFSULDEMINAS, professor Marcelo Bregagnoli; o diretor do Campus Pouso Alegre, professor Marcelo Bottazzini; o vice-prefeito Paulo Valdir Ferreira; o presidente da Câmara Municipal, vereador Leandro Morais; a paraninfa das turmas, professora Lauisa Barbosa Pinto e os professores homenageados: Thaís Alves dos Santos (Patronesse do Curso Técnico em Administração); Rodolfo Henrique Freitas Grillo (Patrono do Curso Técnico em Edificações); Nathália Vieira Barbosa (Patronesse do Curso Técnico em Química); Rosângela Alves Dutra (Patronesse do Curso Técnico em Segurança do Trabalho); José Luiz de Souza (homenageado Especial do Curso Técnico em Administração); José Nilson da Conceição (homenageado Especial do Curso Técnico em Edificações); João Lameu da Silva Júnior (homenageado Especial do Curso Técnico em Química) e Sylvia Dantas Vieira (homenageada Especial do Curso Técnico em Segurança do Trabalho).

Coube à técnica em Administração, Ana Carolina Veloso Franco expressar, em nome das turmas, os sentimentos de todos os formandos.

“Olhar todos vocês aqui de cima, formandos, ou melhor, Técnicos, é emocionante! Saber que, assim como eu, cada um que aqui está venceu dois anos de batalhas, de cansaço, de noites mal dormidas e momentos de angústia, reafirma meu orgulho e a sensação de dever cumprido. A jornada pelo curso técnico se encerra hoje. Mas eu desejo que essa não seja a última parada. Não sei se continuarão nas áreas em que se formaram ou se buscarão novos caminhos. O importante é não se acomodar. A gente merece muito mais. Caso o desânimo e a desesperança tentem bater à porta de vocês, lembrem-se das coisas que antes pareciam impossíveis e olha só hoje, onde estamos!”

Em sua última formatura como diretor do campus, o professor Marcelo Bottazzini falou de sua felicidade pelo dever cumprido. “Lembrar que há sete anos tudo não passava de um sonho e hoje, para dezenas de formandos, é a real esperança de um futuro profissional promissor. Vendo esses jovens recebendo seus diplomas, eu me senti recompensado pelo trabalho realizado e o espírito elevado pelo sentimento de dever cumprido”.

Ascom/Campus Pouso Alegre