Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Colore IF
Início do conteúdo da página

Colore IF

Publicado: Quarta, 16 de Dezembro de 2020, 15h18 | Última atualização em Quarta, 16 de Dezembro de 2020, 15h30

Campus oferece oficinas gratuitas de produção de artefatos através do projeto Colore IF

Colore ifA mudança brusca de rotina que a pandemia causou na vida e no trabalho das pessoas trouxe impactos também para a saúde mental. É o que mostra um estudo realizado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e publicado pela revista The Lancet. De acordo com o artigo, os casos de depressão aumentaram 90% e o número de pessoas que relataram sintomas como crise de ansiedade e estresse agudo mais que dobrou no primeiro semestre deste ano.

Uma saída encontrada por muitas pessoas para amenizar esses impactos emocionais é realização de terapias alternativas. Pensando nisso, o IFSULDEMINAS – Campus Pouso Alegre traz o projeto COLORE IF que consiste na oferta de oficinas, videoaulas e tutoriais remotos gratuitos para a produção de artefatos para a decoração de ambientes pessoais, publicação de textos informativos sobre como reutilizar um material que seria descartado, dentre outras atividades.

“Durante a execução o projeto, oferecemos oficinas remotas contendo o passo a passo de uma variedade de objetos, desde a criação de PUFF’s até mesmo a customização de paredes residenciais. O objetivo maior deste projeto é contribuir tanto para o alívio da ansiedade e estresse causado pelo isolamento social quanto para gerar uma renda para as pessoas que devido a pandemia, perderam sua fonte de renda”, explica a coordenadora do projeto, professora Pablyne Cristeli.

São três me metodologias de aplicação:

● A primeira e principal metodologia do projeto será a confecção de artefatos de baixo custo (puffs, luminárias, mesas e etc) e propostas de pequenas intervenções em ambientes que serão construídos e gravados para disponibilizar de forma remota por meio de tutoriais e videoaulas aos seguidores do projeto;

● A segunda metodologia consistirá na disponibilização de materiais aos participantes por meio de uma página online do projeto, sendo estes materiais: vídeos curtos de confecção de pequenos artefatos que podem ser construídos facilmente, dicas de como reutilizar um material existente em casa que antes seria descartado, truques de como empreender através da venda dos artefatos confeccionados, tutoriais de pequenas reformas que podem ser feitas em ambientes residenciais, dentre outras publicações.

● A terceira e última metodologia de aplicação do projeto será o contato com seguidores por meio de enquetes na rede social, buscando um feedback do conteúdo abrangido e também novas ideias do que eles esperam e gostariam de ver na página.

Para a bolsista do projeto Evellyn Ribeiro, participar do projeto está sendo uma experiência gratificante.“Desde que criamos a página on-line do projeto, o público reage constantemente às publicações. Alguns nos mandam fotos dos artefatos que produziram a partir de ideias postadas na página. É muito gratificante fazer parte de um projeto que envolve tanta gente, desde o público jovem até os de mais idade”.

O material é disponibilizado por meio da rede social do projeto:
facebook.com/coloreif/
Instagram:@coloreif

Assessoria de Comunicação
IFSULDEMINAS – Campus Pouso Alegre

registrado em:
Fim do conteúdo da página