Consciência ambiental
Campus inicia campanha de coleta de lixo eletrônico
A Coordenação de Infraestrutura e Serviços do IFSULDEMINAS – Campus Pouso Alegre está lançando uma campanha de sustentabilidade com a instalação de pontos de coleta de lixo eletrônico. O objetivo é recolher itens como pilhas: baterias, celulares, carregadores, cabos e outros eletrônicos de pequeno porte. Equipamentos maiores, como CPUs e impressoras, poderão ser deixados ao lado dos coletores para o devido recolhimento pela equipe, coordenada pelo servidor Alexandre Magno Alves de Oliveira . Todo o material será destinado a uma empresa especializada, garantindo o descarte ambientalmente correto. Inicialmente foram instalados dois contenedores nos seguintes locais: hall do bloco A e no saguão do bloco C.
Segundo o Coordenador de Infraestrutura e Serviços, Alexandre Magno, a campanha será permanente, ou seja, não há data prevista para encerramento. O objetivo é manter um ponto fixo de coleta no campus, incentivando o descarte adequado e contínuo de resíduos eletrônicos ao longo do tempo. Nesse início de campanha, a participação é restrita à comunidade interna — alunos, servidores e colaboradores do campus. No entanto, há planos de ampliar a iniciativa permitindo que a coleta seja aberta à comunidade externa e o campus se torne um ponto de referência regional no recolhimento de lixo eletrônico.
“Todo o material recolhido será encaminhado à empresa RV Lixo Eletrônicos, devidamente credenciada e especializada no manejo, triagem e destinação ambientalmente correta dos resíduos. Essa parceria garante que os componentes sejam reaproveitados ou descartados conforme as normas ambientais vigentes, evitando impactos negativos ao meio ambiente”, explica Alexandre.
A campanha, segundo o coordenador desempenha um papel essencial na educação ambiental e na promoção da sustentabilidade. “O descarte incorreto de equipamentos eletrônicos pode liberar substâncias tóxicas e causar sérios danos ao solo, à água e à saúde humana. Ao incentivar o descarte responsável, a iniciativa sensibiliza a comunidade acadêmica sobre a importância de práticas sustentáveis e reforça o compromisso institucional com a preservação ambiental e o consumo consciente de recursos tecnológicos”.
Texto: William Sanches
Foto: divulgação