Página inicial > Notícias > Contação de histórias

Contação de histórias

Publicado: Terça, 16 de Abril de 2019, 16h15 | Última atualização em Terça, 16 de Abril de 2019, 16h22

Servidores da biblioteca do Campus Pouso Alegre encantam alunos de escola pública usando bonecos na hora da leitura

Contação de histórias 3Caio, Maria Eduarda, Larissa, Bianca, Emily, Gabriel, João Luiz, Micaele, Grabriele...sabe o que todos eles têm em comum? São alunos da 5ª série do ensino médio na Escola Estadual Virgília Pascoal, no bairro São Cristóvão, em Pouso Alegre e fazem parte do projeto PIBID de oficinas de Ciências, Matemática e Química, coordenado por professores do IFSULDEMINAS – Campus Pouso Alegre e monitorados por estudantes dos cursos de Licenciatura em Matemática e Licenciatura em Química do campus.

Na escola onde estudam, eles aprendem novas formas de estudar as três disciplinas. “Tentamos promover um pouco de ciências, química e matemática através de oficinas para que os alunos conheçam essas disciplinas de uma forma diferente do que elas veem na escola”, explicou a pibidiana Gabriele Silva Neide Paula, aluna da Licenciatura em Matemática de 2017.

Para incentivar ainda mais os alunos, eles fazem visitas às dependências do campus Pouso Alegre para conhecerem uma realidade diferente da deles. E foi nessas visitas, que os alunos com idade entre 9 e 11 anos, descobriram uma nova forma de gostar de leitura. “As crianças vieram conhecer o campus e, na biblioteca achamos muito frio elas apenas conhecerem o local sem oferecer nada de lúdico. No primeiro dia distribuímos gibis e aí, surgiu a ideia, nas visitas, de se fazer a contação de histórias para deixar o momento mais mágico para as crianças”, explicou a bibliotecária Michelle Rose Araújo.

O projeto atende cerca de 60 crianças. Segundo Gabriele, ganhar o gibi e participar da contação de histórias com bonecos chamou a atenção dos alunos. Contação de histórias 6“Além de contar a história, os alunos ganharam gibis e isso é muito importante para poder disseminar a leitura, porque os alunos nessa idade podem não ter tanto interesse, mas o gibi pode criar o gosto pela leitura’, explicou.

Na última visita, os alunos do 5º ano “C” ouviram a “Menina bonita do laço de fita’ de Ana Maria Machado, a história de um coelhinho bem branquinho que faz de tudo para ficar pretinho como aquela menina do laço de fita que ele acha linda. Depois de várias tentativas e frustrações, a mãe da menina explica ao coelho que ele não conseguirá mudar sua cor. Porém, o coelho conhece uma coelha bem pretinha, por quem ele se apaixona. Eles têm vários filhotinhos, inclusive uma coelhinha pretinha!

Os alunos adoraram. “Eu achei legal. Eu sempre gostei de leitura. Eu achei muito interessante”, disse Caio Augusto Vital de Souza Mendes. “Vou ler para o meu irmão também”, disse Gabriele Leite Marins.

Os bonequinhos da história são confeccionados pela Michelle que também é a narradora da história. “Podemos mudar o mundo das crianças para viajar nesse mundo da leitura e isso é muito gratificante”.

IFSULDEMINAS – campus Pouso Alegre