Página inicial > Notícias > Cooperação intercampi

Cooperação intercampi

Publicado: Quarta, 11 de Setembro de 2024, 12h50 | Última atualização em Quarta, 11 de Setembro de 2024, 12h52

Estudantes de Engenharia Ambiental participam de aulas práticas no laboratório de Tecnologia do Concreto

WhatsApp Image 2024 09 11 at 11.34.55Os alunos do quinto período do curso de Engenharia Ambiental, do IFSULDEMINAS - campus Inconfidentes, tiveram a oportunidade de participar de uma aula prática no Laboratório de Tecnologia do Concreto, no prédio da Engenharia Civil, no campus Pouso Alegre. A atividade foi organizada em parceria entre os dois campi e faz parte da disciplina de Materiais para Engenharia Ambiental, ministrada pelo professor Luiz Flávio, que acompanhou os estudantes durante a visita.

O professor Yuri Ortigara, responsável pelas atividades no laboratório, conduziu os experimentos e orientou os alunos em procedimentos técnicos relacionados ao estudo e à aplicação de materiais de construção. A atividade teve o apoio dos técnicos de laboratório de Edificações e Engenharia Civil, o que foi fundamental para garantir o bom andamento das atividades, proporcionando suporte especializado no manuseio de equipamentos e na realização dos ensaios.

Essa iniciativa representa um exemplo claro da importância da cooperação intercampi, permitindo que os estudantes tenham acesso a infraestruturas. Além de ampliar o aprendizado prático, essa interação fortalece o vínculo entre as unidades, promovendo o intercâmbio de conhecimentos e recursos.

Segundo o professor Luiz Flávio Reis Fernandes, a integração entre os campi contribui significativamente para a formação dos futuros engenheiros, proporcionando vivências práticas que complementam o conteúdo teórico estudado em sala de aula.

O professor Yuri Ortigara também destacou a relevância dessa colaboração para a criação de uma rede de apoio e desenvolvimento acadêmico, afirmando que “ações como esta, fomentam o crescimento conjunto de todos os envolvidos, tanto no nível técnico quanto no acadêmico.”

Novas atividades entre os campi já estão sendo planejadas, reforçando o compromisso de ambas as unidades com a formação de engenheiros qualificados e preparados para os desafios da sustentabilidade e da inovação no setor da ambiental e da construção civil.

Texto: Profº Yuri Ortigara
Revisão: Ascom/Campus Pouso Alegre