Página inicial > Notícias > Criatividade e inovação

Criatividade e inovação

Publicado: Terça, 11 de Junho de 2019, 14h05 | Última atualização em Terça, 11 de Junho de 2019, 14h08

Alunos de administração participam de avaliação gastronômica do NEMPA

WhatsApp Image 2019 06 10 at 16.05.50Os produtos alimentícios foram preparados pelos alunos do segundo ano do curso técnico em Administração integrado, dentro da disciplina ‘Criatividade e Inovação’, e apresentados para uma banca de jurados do ramo: TMAX Temakeria, Doce Affetto, Ultrapão - Alimentos Ultra Congelados e Esfiha na Sua Casa e para o NEMPA (Núcleo de Empreendedorismo de Pouso Alegre).

Segundo a professora Denise Cervilha de Freitas, o projeto tinha como objetivo permitir ao aluno vivenciar na prática as técnicas e ferramentas do Design Thinking, ferramenta muito utilizada atualmente pelas empresas nos processos de criatividade e inovação. Os estudantes foram responsáveis por criar o produto, estudar o público-alvo que atingiriam, elaborar campanhas publicitárias para redes sociais e revistas, entre outras atividades.

“O encontro com os empresários foi muito importante para os alunos que participaram de uma verdadeira aula de empreendedorismo, além de receberem diversas dicas sobre o mercado alimentício em geral, e feedbacks relacionados ao projeto em si. Os empresários ficaram encantados com  o potencial de mercado das ideias”, disse a professora.

Os jurados avaliaram seis produtos, questionaram as equipes sobre a estimativa de custo do negócio, o público-alvo e apontaram os pontos fortes de cada receita e aquelas que podem ser melhoradas.

Para a aluna Marcela Marques, integrante de uma das equipes avaliadas, a atividade foi muito importante. “Essa avaliação feita por empresários é importante pra gente saber como é mercado lá fora. Vivemos num ambiente estudantil, então, não temos noção de como é o mercado”.

Os avaliadores ficaram satisfeitos com os resultados e surpresos com a maturidade dos alunos. “Para a idade deles é surpreendente. Eles já estão pensando no mercado, no produto, pensar diferente e crescer com uma visão de empreendedorismo”, disse André, proprietário da Doce Affeto.

“É muito válido esse projeto, será um grande aprendizado para essa juventude começar a pensar num negócio, num produto”, disse Túlio, da Ultra Pão
Em rede social, o NEMPA comentou a avaliação gastronômica dos produtos dos alunos do IF. “Foi importantíssimo para passar aos alunos uma visão real do mercado. A ação foi muito bacana. Com essa iniciativa, os alunos passam a ter uma visão real de mercado, para fazerem seus negócios futuros se tornarem realidade”.

IFSULDEMINAS – Campus Pouso Alegre
Informações: Núcleo de Empreendedorismo de Pouso Alegre / Profª Denise Cervilha