Cultura Nerd
Campus Pouso Alegre abre as portas para o mundo geek
Quatro anos após a última edição, ocorrida em 2020, em formato online, devido à pandemia da Covid-19, o Campus Pouso Alegre voltou a celebrar o dia da Cultura Nerd. Quem visitou o campus no dia 17 de maio teve a oportunidade de participar de Campeonato de Volarant e League of Legends, Card games, board games, RPG, oficina de quadrinhos, Quiz, campeonato de cubo mágico e concurso de cosplay e “cospobre”, exposição "Mundo Místico em Tela" com desenhos produzidos pelos alunos do projeto Furtacor, apresentação de K-POP pelos grupos Poéticas do Corpo, We Intimidate e Blenda Ellen, Jogos de improviso com o grupo Meus Pèsames, Quiromancia (leitura de Mãos) e estandes de vendas de artigos personalizados e HQs.
“Tive a honra de idealizar e organizar a primeira edição com o objetivo de celebrar a diversidade, a criatividade e o conhecimento por trás dos universos geek/nerd. Na época, queríamos criar um espaço onde estudantes, servidores e a comunidade pudessem compartilhar paixões por games, quadrinhos, sci-fi, RPG, cosplay e ciência, tudo isso integrado à missão extensionista da instituição. Ver o evento crescer ao longo dos anos, chegando a esta edição de 2025 é emocionante. A dedicação da nova equipe, o envolvimento dos alunos e a energia do público mostram como a cultura nerd é poderosa para unir pessoas e estimular o aprendizado de forma lúdica”, contou a professora Mariana Felicetti.
A abertura ficou por conta da banda “Terror Celta”, uma apresentação que causou furor na plateia com músicas que remetiam à idade média. O vocalista Bruno Leite Russi Maia disse que foi muito gratificante tocar para uma comunidade acadêmica, com pessoas caracterizadas, o que mostra o engajamento dos alunos com o dia festivo”.
Egressa do IF, Ana Marcella Loyola Muniz, conta que participou da primeira edição do evento em 2015 e que foi um tremendo sucesso. “É muito gratificante poder retornar à instituição que me formou como cidadã e que me deu uma nova perspectiva de vida, além de poder colaborar em um evento que sempre apoiou meus hobbys e minhas paixões. Eu torço para que os eventos futuros sejam cada vez maiores e possam impactar ainda mais a juventude de nossa cidade”.
O aluno João Lucas Pio Coutinho, do 3° ano de Informática, participou do evento pela primeira vez e destacou a diversidade e o envolvimento da comunidade acadêmica. “O pessoal que veio caracterizado arrasou em suas participações. Quem não veio esse ano, precisa vir no próximo ano”.