Curso de capacitação
Curso capacita participantes no sistema de construção de estruturas Light Steel Framing
O Light Steel Framing (LSF) é um método de construção que emprega perfis de aço galvanizado a frio para criar a estrutura de edifícios. Trata-se de uma construção a seco, pois não emprega materiais convencionais como cimento, areia e tijolos, sendo revestida internamente com chapas de drywall. Esse método é reconhecido pela agilidade na execução, redução do desperdício de material, flexibilidade no design e maior precisão nos orçamentos.
O curso, ministrado pelo professor de Engenharia Civil, Yuri Vilas Boas Ortigara, vai tratar das melhores práticas de montagem e da função do aço na estrutura; competências para a montagem de painéis de parede e piso, instalação e finalização da estrutura; revestimentos e instalações: aplicação de diferentes tipos de revestimentos e integração com sistemas elétricos e hidráulicos.
"O curso oferece um sistema de construção de estruturas racionalizado que traz diversas vantagens, como a agilidade na montagem, sustentabilidade com um custo bastante competitivo, pois exige menos mão de obra para sua execução."
O Curso recebe suporte do Sinduscom (Sindicato das Indústrias da Construção), que forneceu apoio financeiro e indicou cinco alunos para que seus membros participem da capacitação. De acordo com Maria Cláudia Martins, coordenadora da entidade sindical, esse projeto incentiva não apenas a educação, mas também o futuro no setor de construção, em que os métodos tradicionais estão sendo substituídos por métodos mais eficientes. “Ao mencionarmos o Steel Framing, estamos nos referindo ao futuro da construção civil. Com o passar do tempo, precisaremos cada vez menos de mão de obra, mas de profissionais altamente qualificados.”
Segundo dados do Centro Brasileiro da Construção em Aço (CBCA) o uso de estruturas metálicas pode reduzir em até 40% o tempo de execução da obra, devido a fatores como produção industrializada, montagem rápida e necessidade de menos formas e escoramentos. Mas a falta de uma mão e obra especializada pode impactar diretamente nessa nova forma de construção. A fabricação da estrutura Steel Framing exige mão de obra qualificada e controle de processo para garantir a qualidade e segurança. “Sabemos que a falta dessa qualificação afeta toda a cadeia de construção. E esse curso vai ajudar não apenas na melhoria dos profissionais como também apresentar essa forma de construção”, avalia Yuri.
O curso será ofertado em quatro dias para 20 participantes. Ao final, será produzida uma cartilha com orientações sobre Light Steel Framing.
Texto: William Sanches