Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Curso de capacitação
Início do conteúdo da página

Curso de capacitação

Publicado: Terça, 14 de Outubro de 2025, 13h31 | Última atualização em Terça, 14 de Outubro de 2025, 13h32

Curso capacita participantes no sistema de construção de estruturas Light Steel Framing

 

WhatsApp Image 2025 10 14 at 13.25.26O Light Steel Framing (LSF) é um método de construção que emprega perfis de aço galvanizado a frio para criar a estrutura de edifícios. Trata-se de uma construção a seco, pois não emprega materiais convencionais como cimento, areia e tijolos, sendo revestida internamente com chapas de drywall. Esse método é reconhecido pela agilidade na execução, redução do desperdício de material, flexibilidade no design e maior precisão nos orçamentos.

O curso, ministrado pelo professor de Engenharia Civil, Yuri Vilas Boas Ortigara, vai tratar das melhores práticas de montagem e da função do aço na estrutura; competências para a montagem de painéis de parede e piso, instalação e finalização da estrutura; revestimentos e instalações: aplicação de diferentes tipos de revestimentos e integração com sistemas elétricos e hidráulicos.

"O curso oferece um sistema de construção de estruturas racionalizado que traz diversas vantagens, como a agilidade na montagem, sustentabilidade com um custo bastante competitivo, pois exige menos mão de obra para sua execução."

O Curso recebe suporte do Sinduscom (Sindicato das Indústrias da Construção), que forneceu apoio financeiro e indicou cinco alunos para que seus membros participem da capacitação. De acordo com Maria Cláudia Martins, coordenadora da entidade sindical, esse projeto incentiva não apenas a educação, mas também o futuro no setor de construção, em que os métodos tradicionais estão sendo substituídos por métodos mais eficientes. “Ao mencionarmos o Steel Framing, estamos nos referindo ao futuro da construção civil. Com o passar do tempo, precisaremos cada vez menos de mão de obra, mas de profissionais altamente qualificados.”

Segundo dados do Centro Brasileiro da Construção em Aço (CBCA) o uso de estruturas metálicas pode reduzir em até 40% o tempo de execução da obra, devido a fatores como produção industrializada, montagem rápida e necessidade de menos formas e escoramentos. Mas a falta de uma mão e obra especializada pode impactar diretamente nessa nova forma de construção. A fabricação da estrutura Steel Framing exige mão de obra qualificada e controle de processo para garantir a qualidade e segurança. “Sabemos que a falta dessa qualificação afeta toda a cadeia de construção. E esse curso vai ajudar não apenas na melhoria dos profissionais como também apresentar essa forma de construção”, avalia Yuri.

O curso será ofertado em quatro dias para 20 participantes. Ao final, será produzida uma cartilha com orientações sobre Light Steel Framing.

Texto: William Sanches

registrado em:
Fim do conteúdo da página