Página inicial > Notícias > Curso de Inteligência artificial

Curso de Inteligência artificial

Publicado: Terça, 28 de Mai de 2024, 14h09 | Última atualização em Terça, 28 de Mai de 2024, 14h18

IFSULDEMINAS inova e promove curso para adoção de inteligência artificial

479a0c64 788c 42bf aab6 e16f7c2b4932Podemos observar a rápida evolução tecnológica dos últimos tempos, tornando muito mais fácil a maneira como vivemos, trabalhamos e até mesmo aprendemos. E o avanço da inteligência artificial (IA) como agente facilitador impulsiona a capacidade das soluções existentes para ajudar as pessoas a colocarem novas ideias no papel, com clareza e com uma qualidade visual excepcional. O IFSULDEMINAS - Campus Pouso Alegre, através do projeto EJA integrada à EPT: Programa da Educação de Jovens e Adultos Integrada à Educação Profissional, está na vanguarda por iniciar a implementação de um modelo de auxilio, via IA.

Esse aprendizado sobre IA aconteceu nos dias 24 e 25, com o primeiro curso de capacitação que teve como objetivo demonstrar aos participantes,  as vantagens da adoção do “ChatGPT”. Como palestrantes estavam os professores Raymundo Carlos Machado Ferreira Filho , Luís Otoni e o Diretor-geral do Campus Pouso Alegre, Professor Alexandre Fieno.

Entre os participantes, estava o reitor do IFSULDEMINAS, Cléber Ávila. Ele classifica o evento como altamente positivo e acredita que uma futura implementação da IA nos trabalhos da instituição seja um caminho natural. No campo da gestão de pessoas, por exemplo, a IA pode transformar a forma como é administrada a vida funcional dos servidores, automatizando processos desde a nomeação até o gerenciamento de carreiras e capacitações. Ela poderá monitorar o bem-estar dos funcionários, proporcionando insights sobre a qualidade de vida e sugerindo melhorias, resultando em um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo. “Podemos consolidar o IFSULDEMINAS como uma referência em educação e inovação. Já estamos na vanguarda da educação e da gestão, e a IA entra para somar, potencializando nossas capacidades e nos permitindo alcançar novos patamares de excelência”.

O reitor explica que durante o curso, todos puderam notar que a IA pode contribuir, significativamente, em todas as áreas da instituição, automatizando processos repetitivos e liberando tempo para tarefas mais estratégicas. “Isso vai garantir um processo seletivo mais inclusivo e justo, além de oferecer feedbacks instantâneos e detalhados sobre a participação dos candidatos, identificando de forma rápida os pontos de melhoria”, comentou o reitor sobre a implantação da IA no vestibular.

O diretor-geral e palestrante Alexandre Fieno, entende que a IA é uma tecnologia que vem crescendo ao longo dos últimos anos e este curso teve49039141 2aa9 4a7d a1f0 73b0f841b718 como objetivo aproximar o público a essa nova realidade, com a apresentação dessas ferramentas e como usá-las adequadamente.
Ao contrário de algumas pessoas que são céticas sobre a adoção dessa nova tecnologia no ambiente escolar, Alexandre tem a certeza que se bem empregada, ela pode otimizar o tempo e trazer mais eficiência e precisão nas atividades educacionais e burocráticas. “ A IA é uma tecnologia que vem sendo incorporada em vários setores, não só na educação. São ferramentas incorporadas no nosso dia a dia, como Alexa e os aparelhos com IoT (internet das coisas). É um caminho sem volta, e sua adoção nas atividades cotidianas já não pode, mais, ser uma opção. Quem colocá-la como obstáculo, certamente ficará para trás no mercado de trabalho”.

Ele explica que o impacto é gigantesco, indo desde a execução da correção de material escrito até a elaboração de apresentações a partir de textos. Só é preciso cuidado. Embora as suas muitas aplicações e possibilidades, a IA não substitui o ser humano. Ainda é necessário fazer revisões e ajustar a informação criada por ela.

IA na Educação

A mudança de estereótipos e paradigmas foi um dos pontos abordados pelo palestrante, professor e doutor do Instituto Federal Sul Rio Grandense, Raymundo Carlos Machado Ferreira Filho. Ele exaltou a atitude do Campus Pouso Alegre em adotar a IA dentro de seu projeto EJA-EPT, inicialmente dentro do âmbito administrativo e, brevemente, no educacional. “Essa adoção vai gerar grandes ganhos de tempo, qualidade no trabalho administrativo e auxílio no educacional”.

445356328 25496618376651232 4239932199366062119 nO professor cita exemplos dessa tecnologia que já utilizamos em nosso dia a dia e nem nos damos conta, como auxiliares de serviços em smartfones, iPhone, como comando de voz, por exemplo. “Essa evolução é um caminho sem retorno e quem demorar muito a absorvê-la vai ficar para trás e ter mais dificuldades de entendimento, pois as atualizações são uma constante nesse setor”.

Ele explica que hoje uma imagem pode ser descrita a um cego, um áudio pode ser transformando em texto e vice-versa. Podemos gravar um vídeo e mudar o idioma falado com exatidão na sincronia dos lábios. Ele contesta a afirmação de que a IA pode criar uma grande dependência dos jovens e afastamento no aprofundamento de um estudo. “Na verdade a IA vem para auxiliar e não para tomar espaço”.

Raymundo classifica o projeto EJA EPT como uma espécie de laboratório para demonstrar à comunidade acadêmica que a incorporação correta de modelos da IA podem contribuir significativamente para a melhoria dos trabalhos educacionais e institucionais.