Página inicial > Notícias > Cursos Superiores

Cursos Superiores

Publicado: Terça, 12 de Fevereiro de 2019, 14h43 | Última atualização em Terça, 12 de Fevereiro de 2019, 15h05

IFSULDEMINAS - Campus Pouso Alegre forma as primeiras turmas de graduação

Formatura Superior 33Na sexta-feira, 08, formaram-se pelo IFSULDEMINAS – Campus Pouso Alegre, as primeiras quatro turmas de graduação: Engenharia Civil, Engenharia Química, Licenciatura em Matemática e Licenciatura em Química. A cerimônia de colação de grau aconteceu na Câmara Municipal de Pouso Alegre e foi conduzida pelo Magnífico reitor do Instituto Federal, marcelo Bregagnoli e pela diretor do Campus, Mariana Felicetti.

Não foi fácil. Cinco anos não passaram rápido. Conteúdo extenso, rotina exaustiva de estudos e dedicação exclusiva ao curso. Mas o sonho dos tempos de menino, estava prestes a se realizar. Faltavam apenas alguns passos para ter nas mãos o diploma de Engenheiro Civil. “Engenharia era um sonho pra mim desde garoto. Ter a oportunidade de estudar no Instituto federal, uma instituição de qualidade e conseguir me formar é uma sensação indescritível. Agora espero atuar no mercado e aplicar tudo o que aprendi no IF”, disse Jonatas Mateus Ribeiro, poucos minutos antes da cerimônia.

E o que você leva do IF? Para Jonatas, a imagem de uma instituição que permite ao aluno se desenvolver além da sala de aula, com projetos de extensão e pesquisa. “Estive envolvido também no Centro Acadêmico, então, além da parte técnica da profissão, eu me desenvolvi muito como pessoa”.

Da primeira turma de Engenharia Química, apenas três chegaram à formatura. Alguns desistiram, outros ficarão mais alguns meses no Campus.Formatura Superior 36 Mas quem chegou ao tão sonhado momento de “pegar o canudo”, sabe que nada foi em vão. “Sensação de dever cumprido, realização. Foi muito difícil, curso muito extenso, mas evoluí muito dentro do curso, conheci pessoas fantásticas e estou colhendo os frutos”, contou Welson Pereira Gomes que já trabalha na área, mas quer muito mais. “Consegui me empregar um ano antes de sair da faculdade. Minha principal meta é me inserir no mercado de trabalho como um profissional competitivo. O mercado está muito exigente e quero me tornar esse profissional buscando especialização na minha área”.

Nas Licenciaturas, quatro anos de salas de aulas, de trabalhos, teoria e prática, conciliando o dia a dia de serviço e as aulas noturnas. “A sensação é muito boa. Durante o percurso do curso a gente teve bastante dificuldade, mas é uma luta sempre. O Instituto nos deu muitos recursos para ter uma bela formação e pretendo exercer minha carreira com muito amor e ser um bom professor. Fica o aprendizado. Foi um ambiente que me tornou um professor”, disse Elias Arantes, licenciado em Química.

Todo esforço, agora recompensado como disse o formando Gilmar Rodrigo Muniz da Licenciatura em Matemática. “Passamos quatro anos tensos, misturando trabalho e estudo. Não foi fácil mas agora é um momento de alegria, de pegar o nosso diploma e ver que tudo o que fizemos, nosso esforço recompensado”. E para o futuro… “Nem sempre escolhemos a profissão, ela nos escolhe. Fui escolhido para ser professor e vou procurar fazer com que isso aconteça”.

Paraninfo da turma de Engenharia Civil: Professor Régis Marciano de Souza.
Paraninfo da turma de Engenharia Química: Professor Olímpio Gomes da Silva Neto.
Paraninfa, patronesse e homenageada especial da turma de Licenciatura em Matemática: Professora Maria Josiane Ferreira Gomes.
Paraninfo da turma de Licenciatura em Química: Professor Flávio Santos Freitas.

Patronesse do Curso de Engenharia Civil: Professora Fabiana Rezende Cotrim.
Patrono do Curso de Engenharia Química: Professor Celso Dias Madureira.
Patronesse do Curso de Licenciatura em Química: Professora Elgte Elmin Borges de Paula.

IFSULDEMINAS – Campus Pouso Alegre

Para ver mais fotos entre na nossa página: https://www.facebook.com/pg/campuspousoalegre/photos/?tab=album&album_id=806005706427896