Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > De olho no futuro
Início do conteúdo da página

De olho no futuro

Publicado: Quarta, 06 de Março de 2024, 11h21 | Última atualização em Quarta, 06 de Março de 2024, 11h25

Alunos de Administração aprendem como estruturar um bom currículo

c0d3ca8f 9b65 478a 8312 0cc3dfe56abcA oficina de elaboração de currículo foi ministrada pelo professor Diego César, na disciplina de Gestão de Pessoas, para os alunos do 1º ano do curso Técnico em Administração, integrado ao ensino médio. Eles aprenderam “que um bom currículo deve ser bem estruturado, claro e conciso, destacando suas habilidades, experiências relevantes e conquistas de forma organizada”.

Para a estudante Júlia Evellyn, um bom currículo já é parte do caminho percorrido para alcançar uma vaga de trabalho. “Aprendi como estruturar um currículo, quais partes começar e quais priorizar”.

Victor Silva destacou a importância de informar os dados com clareza e objetividade. “Aprendi que precisamos ser diretos no que queremos, não ficar prolongando, colocando informações desnecessárias para não ficar cansativo aos olhos de quem fará a seleção”.

A aluna Júlia Grasiela contou que foi a primeira vez que elaborou um currículo, um aprendizado que será muito útil no futuro. “É a porta de entrada para o universo do trabalho, é o primeiro passo a ser dado rumo à conquista do trabalho tão sonhado!”

O professor explicou que o curriculo é o cartão de visitas do futuro colaborador e deu algumas dicas. “Lembre-se de adaptar seu currículo para cada vaga específica, destacando as habilidades e experiências mais relevantes para a posição em questão. Revise cuidadosamente o currículo para corrigir erros gramaticais ou de digitação, e mantenha-o atualizado conforme adquirir novas experiências ou habilidades”.


Outras dicas para criar um currículo eficaz:

  • Informações pessoais: Inclua seu nome completo, informações de contato (telefone e e-mail) e, opcionalmente, endereço e outras informações.
  • Objetivo profissional: informe o tipo de posição que você está buscando.
  • Formação acadêmica: Liste sua formação acadêmica, começando com o grau mais recente. Inclua o nome da instituição, o curso, as datas de início e conclusão (ou previsão de conclusão) e eventuais distinções acadêmicas.
  • Experiência profissional: Liste suas experiências profissionais relevantes em ordem cronológica inversa (começando pelo trabalho mais recente). Para cada posição, inclua o nome da empresa, o cargo ocupado e as datas de início e término. Descreva suas responsabilidades e realizações de forma sucinta e focada nos resultados.
  • Atividades extracurriculares e voluntariado (opcional): Se você participou de atividades extracurriculares relevantes para sua carreira ou fez trabalho voluntário, pode ser interessante mencioná-los.
  • Habilidades pessoais: Destaque suas habilidades relevantes para a posição desejada. Isso pode incluir habilidades técnicas, linguísticas, de liderança, comunicação, entre outras.

Sites que podem ajudar a aprimorar o currículo e aumentar as chances de sucesso na busca por um emprego.

  • LinkedIn: Além de ser uma plataforma de networking profissional, o LinkedIn oferece muitos recursos e artigos sobre como otimizar seu perfil e criar um currículo eficaz.
  • Indeed Career Guide: O Indeed possui um guia de carreira abrangente que inclui seções sobre como escrever um currículo vencedor, amostras de currículos e dicas de especialistas.
  • Monster Career Advice: O Monster é outro site de busca de empregos que oferece uma seção de conselhos de carreira com artigos úteis sobre currículos, entrevistas e muito mais.
  • The Muse: O The Muse é uma plataforma que oferece conselhos de carreira, incluindo artigos sobre como escrever um currículo atrativo e exemplos práticos.
  • TopResume: Este site oferece serviços profissionais de revisão de currículos, mas também possui um blog com dicas gratuitas sobre como melhorar seu currículo.
  • CareerBuilder Career Resources: CareerBuilder fornece uma variedade de recursos de carreira, incluindo guias sobre como criar um currículo impactante e destacar suas habilidades.
  • Glassdoor Career Advice: Glassdoor é conhecido por fornecer informações sobre salários e avaliações de empresas, mas também possui uma seção de conselhos de carreira com artigos úteis sobre currículos e entrevistas.

Assessoria de Comunicação
IFSULDEMINAS – Campus Pouso Alegre

registrado em:
Fim do conteúdo da página