Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Desafio Mola
Início do conteúdo da página

Desafio Mola

Publicado: Sexta, 01 de Novembro de 2019, 10h42 | Última atualização em Sexta, 01 de Novembro de 2019, 10h42

Alunos de Engenharia Civil participam de competição de estruturas promovido pela ABECE

Desafio Mola 1O 1º Desafio MOLA-ABECE é uma competição promovida pela Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural, em parceria com Mola Structural Model, na cidade de São Paulo. É destinado a estudantes dos cursos de Engenharia, cursos técnicos em edificações, tecnologia ou de graduação em Arquitetura, de qualquer estado do Brasil ou de outros países.

O IFSULDEMINAS foi representado pela equipe de alunos do curso de Engenharia Civil do campus Pouso Alegre (Juliano, Lucas, David e João Lucas), coordenada pelo professor Fernando Carlos Scheffer Machado . A equipe intitulada “Baustatik” concorreu com outras 21 equipes de cinco estados e conquistou a quinta colocação.

O desafio dos estudantes consistia em, com o uso do Kit Mola 1 e do Kit Mola 2, montar, desmontar, classificar e representar modelos estruturais teóricos de configurações de estruturas pré-definidas pela organização do concurso e divulgadas no ato da competição.

O concurso tem o objetivo de aproximar o jovem estudante da área de projeto estrutural e das associações, possibilitando a mudança de paradigmas nas questões éticas, inter-relações profissionais, valorização da profissão de engenheiro estrutural, além de dar a oportunidade para que as universidades e faculdades mostrem o potencial de seus alunos.

Para o professor “este evento foi muito proveitoso para os alunos. A preparação feita antes da competição demonstrou aos participantes da equipe que todos os conceitos aprendidos durante o curso poderiam ser aplicados, de alguma forma, no momento de resolver os desafios propostos pela competição, assim como na busca de soluções de problemas que virão a ocorrer no exercício de suas futuras profissões. E além disso foi muito divertido.”

Texto: Profº Fernando Carlos Scheffer Machado
Revisão: Ascom/Campus Pouso Alegre

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página