Página inicial > Notícias > Desenho Técnico e Arquitetônico

Desenho Técnico e Arquitetônico

Publicado: Quinta, 29 de Agosto de 2019, 12h00 | Última atualização em Quinta, 29 de Agosto de 2019, 12h08

Estudantes de Arquitetura e Engenharia Civil participam de curso FIC no Campus Pouso Alegre

WhatsApp Image 2019 08 26 at 16.09.20O curso de Formação Inicial e Continuada teve início no dia 24 de agosto. As aulas de desenho técnico terão como fundamentos: utilização de instrumentos, formato e dimensões dos papéis, caligrafia e rótulo, tipos de linhas, projeção ortogonal, projeção isométrica, cotas e escalas. Já no desenho arquitetônico a ementa traz o desenho técnico aplicado à Arquitetura: Simbologia, Dimensões Mínimas, Escadas e Rampas, Plantas (Baixa, Locação, Situação), Telhado, Cortes, Fachadas; Legislação básica e elementos básicos para submissão de projetos em prefeituras. O curso terá duração de quatro sábados.

Segundo o professor Gustavo Reis, responsável pelo curso, a expansão e o adensamento da área urbana de Pouso Alegre nos últimos 20 anos, transformou a cidade em um polo regional, atraindo empresas e profissionais de muitas regiões do Brasil. Esse aumento na demanda por edificações e na melhoria da infraestrutura urbana, leva à necessidade de qualificação dos profissionais da construção civil. “Os profissionais que tiverem maior qualificação terão melhores condições de atender às exigências desse mercado que é a base do desenvolvimento de qualquer região do mundo”, disse.

Na primeira aula, os participantes do curso receberam uma apostila detalhada e explicativa, com exercícios práticos sobre o conteúdo. E aprovaram. “A visão que pude ter do curso, levando em consideração o primeiro sábado, é que está sendo bem prático e dinâmico. Tenho certeza que me acrescentará muito’, disse Larissa Andrade Pereira - estudante de Engenharia Civil.

Para Ynara Stefany de Oliveira, aluna de Engenharia Civil, o curso de desenho técnico e arquitetônico está sendo uma experiência inovadora. “Me chamou atenção a maneira como os monitores a cada assunto nos demostravam como aplicar o conhecimento no dia a dia de maneira prática e ágil, sem cometer erros frequentes”.

“Além do viés profissionalizante, o curso também prima pela iniciação à docência. Por isso alunos do décimo período de Engenharia Civil estão tendo essa experiência, contribuindo como instrutores do curso na fase inicial”, disse Gustavo.

Para Vanessa Silva de Lima, umas das instrutoras do curso, a experiência superou as expectativas. “Sem dúvida a experiência de partilhar com outras pessoas um pouco do que tenho aprendido aqui em todos esses anos é muito gratificante! Além disso, posso vivenciar um pouco do que é ser um professor, através da preparação das aulas, da atenção às dúvidas dos alunos e da dificuldade em transmitir o conteúdo da melhor forma possível, sempre se preocupando se os alunos estão entendendo”.

IFSULDEMINAS – Campus Pouso Alegre