Destaque nacional
NAF recebe Certificado Prata e fica com 31ª posição no ranking nacional
O NAF (Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal) do IFSULDEMINAS - Campus Pouso Alegre recebeu destaque nacional ao receber o certificado prata da Receita Federal, ficando na 31ª posição no ranking nacional, com 2.164 atendimentos fiscais para a comunidade. A entrega da premiação acontecerá no dia 3 de abril, em Belo Horizonte, na sede da Superintendência da Receita Federal. No dia 29 de maio de 2025, em Varginha, haverá também uma Solenidade de Homenagem aos NAFs pelos serviços prestados no ano de 2024.
“É com imensa alegria e satisfação que recebemos o Certificado Prata, reconhecimento do excelente trabalho realizado pelo NAF do Campus Pouso Alegre e, principalmente, da dedicação das quatro bolsistas do projeto, as egressas do curso técnico em Administração Camille Barbosa, Ana Fernandes, Laís de Paula e Emanuelle Silveira, do terceiro ano”, disse Danielle Martins Duarte Costa, professora e coordenadora do NAF na instituição. Esta conquista, segundo ela, servirá de incentivo para uma ampliação das atividades de atendimento e melhoria dos serviços prestados à comunidade.
O NAF é um programa de Cidadania Fiscal da Receita Federal do Brasil (RFB) que, em parceria com instituições de ensino, democratiza o acesso à assistência fiscal. Por meio de atendimentos presenciais e remotos, o órgão oferece suporte gratuito às pessoas físicas de baixa renda, microempreendedores individuais (MEI), organizações da sociedade civil (OSC) e pequenos produtores rurais.
Objetivo do NAF do Campus
Além dos objetivos do projeto NAF Nacional, o NAF do Campus Pouso Alegre surgiu com o objetivo de proporcionar aos estudantes do curso técnico em administração a oportunidade de vivenciar a prática profissional nas áreas fiscais e tributárias. Os alunos ainda têm a oportunidade de participar de capacitações com certificados promovidos pela Receita Federal e ajudar a comunidade local de baixa renda por meio de informações de fácil acesso e promoção de campanhas de doações e até palestras, relata a coordenadora do NAF.