Dia nerd

Publicado: Segunda, 06 de Mai de 2019, 16h30 | Última atualização em Terça, 07 de Mai de 2019, 13h47

Dia da cultura nerd 75

Palestra, jogos, cosplay, quiz. Campus Pouso Alegre abre suas portas para o universo pop

O dia 04 de maio, data em que o mundo comemora o “Dia da Força” (May the 4th), em alusão à franquia Star Wars, não passou despercebido no IFSULDEMINAS – Campus Pouso Alegre. Pelo quarto ano, a escola abriu suas portas para a cultura pop, um mercado que ganha centenas de adeptos a cada ano. Mas o que se entende por cultura nerd?

Quem curtiu a juventude até a década de 1990 vai associar o nerd àquela figura de óculos fundo de garrafa, cortes de cabelo caretas, com timidez e inteligência acima da média, zero em popularidade. Mas essa imagem, hoje, está longe de representar esse universo. A tecnologia afastou os amantes de super-heróis, Star Wars, quadrinhos, jogos eletrônicos do estereótipo de inabilidade social e os colocou como figuras que ditam tendências e orientam o mercado da cultura pop.

“É um mercado crescente. Nesses últimos 10 anos tivemos um boom nesse mercado com o crescimento de diversos seguimentos: e-sports, cinema, quadrinhos. É o que os adolescentes vivenciam hoje”, disse Felipe Rocha, da Tenkai Brasil, uma das empresas top 10 do ramo pop, que ministrou a palestra “O mundo nerd e o crescimento do mercado” durante o dia da Cultura Nerd do Campus Pouso Alegre.

O evento no Campus trouxe diversas atividades: apresentações musicais, quiz, sala temática Star Wars, E-sports, jogos de tabuleiro, board games, dança, oficina de desenho, concurso cosplay, gincana portuguesa  e batalha campal. Diversão para todas as idades. “Há poucos eventos assim aqui em Pouso Alegre e é muito bacana quando se enaltece a cultura nerd, uma oportunidade de encontro da galera e todo mundo se diverte”, disse Felipe Ramos, integrante do grupo Garras de Fenrir que trouxe a batalha campal para o dia da cultura nerd.

Além de toda a diversão e integração dos alunos e comunidade externa, o Dia da Cultura Nerd também foi um momento de aprendizado. “Um momento de Dia da cultura nerd evento 129encontro de diversos saberes e muita diversão. Nossos alunos participam de atividades que estimulam o raciocínio, trocam ideias, interagem com os colegas e com pessoas da comunidade fãs da cultura pop”, contou a diretora Mariana Felicetti, que trouxe o evento para o Campus quando era coordenadora de Extensão.

Para Luiz Ricardo Escobar Júnior, aluno de Licenciatura em Matemática, o evento é importante pois estimula os alunos. “Os jogos tradicionais dentro da cultura Geek utilizam o raciocínio, técnicas de lógica como o xadrez. Os cubos mágicos que exigem técnicas de memorização para você poder montar entre outros. É um tipo de entretenimento que ajuda a desenvolver bastante o raciocínio. Tem uma carga educacional junto com a diversão. Importante valorizar esses eventos”.

Os alunos, como disse André Magno Alves – estudante de Administração, se divertiram muito no dia que fala a língua deles. “Eu acho um dia muito importante porque unimos elementos do nosso dia a dia. A adolescência hoje convive com a cultura nerd, filmes, jogos, quadrinhos, etc. Acho muito importante trazer para a escola, assuntos do cotidiano dos alunos como uma forma de integração, conhecimento e diversão”.

IFSULDEMINAS – Campus Pouso Alegre

Veja todas as fotos do Dia da Cultura Nerd na nossa página: CULTURA NERD