Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > ECOsabão
Início do conteúdo da página

ECOsabão

Publicado: Quarta, 23 de Outubro de 2024, 12h33 | Última atualização em Sexta, 13 de Dezembro de 2024, 16h36

Projeto que reutiliza óleo usado na produção de sabão, conscientiza população sobre o descarte correto do resíduo

 

71e121ae a087 49bb a2b9 cc85c13c3971O óleo de cozinha é um produto que necessita de atenção quanto ao descarte devido a sua capacidade de causar danos ao meio ambiente, como: a impermeabilização de superfícies, a contaminação do solo, entupimento de redes de esgoto e poluição dos lençóis freáticos.

Segundo dados da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), no Brasil o consumo de óleo é de cerca de três bilhões de litros ao ano e, de cada quatro litros consumidos, um é descartado inadequadamente, representando 700 milhões de litros ao ano descartados incorretamente. 

O projeto de extensão ‘ECOsabão — Produção de sabão através do reaproveitamento do óleo de cozinha’, desenvolvido pelo IFSULDEMINAS – Campus Pouso Alegre, é uma alternativa para o reaproveitamento do óleo de cozinha para a produção de sabão. “Infelizmente muitas pessoas descartam o óleo de forma incorreta sem saber o quanto isso faz mal ao meio ambiente. Queremos ajudar as pessoas a desenvolverem esse olhar crítico de cuidado com o meio ambiente”, disse a bolsista do projeto, Mariana Coutinho Silvério, aluna do curso de Engenharia Química. 

Doação de óleo:

A coleta do óleo usado já começou e quem quiser ajudar, pode deixar a doação na portaria do Campus (Avenida Maria da Conceição Santos, nº 900, Parque Real). Quando o produto for finalizado, ele será distribuído para os fornecedores do produto. Em média, com 5 litros de óleo, serão produzidas até 30 barras de sabão.

 

WhatsApp Image 2024 10 03 at 11.05.20

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página