Página inicial > Notícias > EJA-EPT chega a mais de 40 municípios

EJA-EPT chega a mais de 40 municípios

Publicado: Terça, 21 de Mai de 2024, 13h34 | Última atualização em Terça, 21 de Mai de 2024, 13h35

Estudantes de 41 municípios serão beneficiados pelo projeto EJA integrada à EPT

784b726a ba6c 4d24 8398 eb6baa1ff94eCom um mercado de trabalho em constante mudança e cada vez mais competitivo, é crucial para os profissionais se manterem atualizados. Segundo uma pesquisa recente da Fundação Getúlio Vargas, cursos profissionalizantes são muito importantes, afinal, mais de 62% de ex-alunos dessa modalidade de ensino, obtiveram um emprego. O IFSULDEMINAS – Campus Pouso Alegre está ofertando até 7 mil vagas, em dez cursos de formação inicial e continuada, a alunos que estão matriculados na Educação de Jovens e Adultos. Os cursos serão disponibilizados através do projeto “EJA integrada à EPT: Programa da Educação de Jovens e Adultos Integrada à Educação Profissional”.

O início das aulas está previsto para o mês de agosto desse ano, indo até dezembro de 2025. Eles receberão, de forma gratuita, apostilhas, mochilas, copos, canetas e demais materiais didáticos, todos personalizados. Os participantes do projeto contarão ainda com laboratórios itinerantes para atender ao cronograma de aulas práticas.

Parcerias:

Até o momento já foram consolidadas parcerias as Superintendências Regionais de Ensino dos municípios de Barbacena, Campo Belo, Caxambu, Itajubá, Juiz de Fora, Manhuaçu, Passos, Poços de Caldas, São Sebastião do Paraíso e Varginha e, através delas, 35 municípios e 38 escolas serão atendidas.

Também foram formalizadas parcerias com seis prefeituras que ofertam EJA, entre elas, Juiz de Fora (foto).

Os cursos ofertados em cada escola foram definidos a partir da demanda de profissionais para cada município. Serão ofertados de acordo com o convênio firmado, os cursos de laboratorista de solos, operador de tratamento de águas e efluentes, pedreiro de alvenaria estrutural, soldador de estruturas e tubulação no processo MIG/MAG, eletricista instalador predial de baixa tensão, instalador de sistemas eletrônicos de segurança e mecânico de refrigeração e climatização industrial.

Os cursos serão presenciais com carga de 240 horas, ofertados durante três semestres (finalizando no ano de 2025), com turmas de 36 alunos, e aulas teóricas e práticas.

Outras informações sobre o projeto, podem ser consultados no site do IFSULDEMINAS – Campus Pouso Alegre:
portal.poa.ifsuldeminas.edu.br/cursos-fic