Página inicial > Notícias > Eleição do Grêmio Estudantil

Eleição do Grêmio Estudantil

Publicado: Sexta, 06 de Mai de 2022, 10h33 | Última atualização em Sexta, 06 de Mai de 2022, 10h36

Tem início o Processo Eleitoral para eleger a nova composição da Diretoria do Grêmio durante o ano letivo de 2022

REGIMENTO DO PROCESSO ELEITORAL 2022

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO DE CHAPA

Os Presidentes da Comissão Eleitoral do Processo Eleitoral – 2022 tornam público nesta quarta-feira, 27 de abril de 2022, o início do Processo Eleitoral – 2021, cujo intuito é eleger os novos membros da Diretoria do Grêmio Estudantil dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais – Campus Pouso Alegre.

O Processo será comandado pelo ex-Presidente, Presidente de Honra e, atualmente, Pro Tempore do Grêmio Estudantil, o discente João Gabriel da Costa Silva, e pela ex-Chefe de Gabinete da Gestão 2021 do Grêmio Estudantil, a discente Lilith Rodrigues Vale, nos termos do artigo 38° do Estatuto do Grêmio Estudantil e do Ato Comunicativo N° 05/2021/POA/IFSULDEMINAS/GREMIOESTUDANTIL. Os discentes exercerão a presidência conjunta da Comissão Eleitoral.

Eleita a Comissão Eleitoral, inicia-se amanhã, a partir das 7:30, a inscrição de chapas pleiteantes à Diretoria do Grêmio Estudantil. Os candidatos devem atentar-se ao Regimento do Processo Eleitoral – 2022, anexo a esta reportagem, e ao Estatuto do Grêmio Estudantil.

Dúvidas devem ser encaminhadas ao seguinte endereço eletrônico: <Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.;.

O Processo Eleitoral - 2022 seguirá o seguinte cronograma:

Inscrições para a Comissão Eleitoral 26/04/2022 das 8h às 23h59
Eleição da Comissão Eleitoral 27/04/2022 (online)
Inscrições de chapas para a Diretoria do Grêmio 02/05/2022 a 07/05/2022
Envio de recursos 09/05/2022 das 7h30 às 11h
Análise de Recursos 10/05/2022
Resultado do recursos  11/05/2022
Campanha Eleitoral 12/05/2022 à 24/05/2022
Eleição da Diretoria do Grêmio  25/05/2022
Posse da Nova Diretoria 27/05/2022

Nota de Esclarecimento quanto ao Processo Eleitoral - 2022

*Texto*: O Presidente Pro Tempore do Grêmio Estudantil dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio, João Gabriel da Costa Silva, vem através deste comunicado esclarecer uma possível dúvida futura quanto ao Processo Eleitoral - 2022, responsável pela escolha dos novos membros da Diretoria do Grêmio Estudantil.

O exercício da Presidência Pro Tempore possui como alicerce o Ato Comunicativo N° 05/2021/POA/IFSULDEMINAS/GREMIOESTUDANTIL, de 1 novembro de 2021, redigido pelo então presidente do órgão, o discente egresso Yago Vinícius Pereira. A interpretação desse Ato Comunicativo baseava-se no Capítulo VII do Estatuto do Grêmio Estudantil vigente. Então, o Presidente Pro Tempore acumula as funções de Presidente e de Chefe de Gabinete da Diretoria do Grêmio Estudantil. E, atendendo ao exposto no Artigo 38° do referido Estatuto, cabe ao Presidente Pro Tempore o comando da Comissão Eleitoral responsável pelo Processo Eleitoral - 2022.

Contudo, em respeito à gestão da chapa NeoGen - empossada por João Gabriel -, foi realizada a comunicação com a antiga Chefe de Gabinete, a discente Lilith Rodrigues Vale, cujo objetivo seria convidá-la para exercer a presidência da Comissão Eleitoral conjuntamente ao Presidente Pro Tempore. O convite foi aceito pela discente.

Portanto, o Presidente Pro Tempore do Grêmio Estudantil DECLARA:

A presidência da Comissão Eleitoral responsável pelo Processo Eleitoral - 2022 para a escolha dos novos membros da Diretoria do Grêmio será exercida de maneira conjunta entre o Presidente Pro Tempore do Grêmio Estudantil, o discente João Gabriel da Costa Silva, e a Chefe de Gabinete da gestão 2021, a discente Lilith Rodrigues Vale. Tal decisão baseia-se no caráter extraordinário de elaboração e na situação atípica gerada pelo Ato Comunicativo N° 05/2021/POA/IFSULDEMINAS/GREMIOESTUDANTIL. Ainda, a Presidência da Comissão Eleitoral informa que tornará público o Regimento do Processo Eleitoral - 2022 após a escolha dos demais membros da Comissão Eleitoral.

Texto: João Gabriel da Costa Silva
Revisão: Ascom/Campus Pouso Alegre