Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Eleição para diretor
Início do conteúdo da página

Eleição para diretor

Publicado: Segunda, 09 de Julho de 2018, 14h37 | Última atualização em Segunda, 09 de Julho de 2018, 14h37

Candidatos à direção do Campus Pouso Alegre apresentam suas propostas em bate papo com os alunos


IMG 1580Após apresentarem suas propostas aos servidores, hoje foi a vez dos alunos ouvirem os candidatos à diretoria do Campus Pouso Alegre, João Paulo Martins e Mariana Felicetti Rezende. Os estudantes se reuniram no auditório para um bate papo que teve entre os assuntos: sustentabilidade, preconceito e estágio.

Seguindo as regras da Comissão Eleitoral, as perguntas foram escritas pelos estudantes e depositadas em uma caixa para sorteio. Devido ao tempo, os candidatos responderam a sete questionamentos, tendo, cada um, dois minutos para cada resposta.

Questionados sobre suas propostas para auxiliar os alunos de engenharia que encontram dificuldade na hora de realizarem um estágio, João Paulo falou da criação de empresas juniores e incubadoras de empresas visando parcerias mais produtivas. Mariana falou da importância da atualização do cadastro de empresas parceiras do IFSULDEMINAS e realizaram de eventos em busca de novas parcerias.

Sobre a diversidade de gêneros, ambos concordaram sobre a importância da conscientização de alunos e professores. “Qualquer tipo de preconceito será banido da escola. Aqui vamos trabalhar com a conscientização dos alunos e professores sobre como tratar os outros com respeito e toda atitude que sair dessa conduta será investigada e as medidas necessárias serão tomadas”, disse Mariana que propôs a criação de fóruns e se disse aberta a sugestões para trabalhar a autoestima de qualquer grupo que se sinta inferiorizado dentro da instituição. “É importante a discussão sobre a diversidade de gêneros que temos aqui. Não cabe a cultura do preconceito dentro do campus, saber conviver com as diferenças é o que vai proporcionar um ambiente mais agradável” respondeu João Paulo que apresentou como proposta a realização de trabalhos orientados por profissionais para trabalhar essas questões e promover a conscientização da comunidade escolar.

Quanto à inclusão social e a integração da comunidade local ao campus, João Paulo disse que já existe um trabalho junto à reitoria para contratação de servidores para auxiliar as pessoas com deficiências e que também são necessárias algumas adaptações na estrutura física da escola. Mariana falou sobre a reformulação do NAPNE, que integra pessoas que atendem diretamente os alunos com necessidades especiais e reforçou a necessidade de melhorias estruturais para esses estudantes.

Sobre os arranjos produtivos locais, João Paulo disse que é preciso trabalhar principalmente com pessoas em situação de vulnerabilidade na cidade porque muitas vezes as pessoas não tem oportunidade de conhecer caminhos diferenciados. E isso vai acontecer através de projetos de extensão que possam trazer a comunidade externa para os eventos do campus. Já Mariana lembrou de projetos que foram desenvolvidos por ela quando diretora de Extensão, como o IF Aberto que por dois anos foi um dia do voluntariado, oferecendo cursos e oficinas à comunidade local.

Sobre a questão da sustentabilidade, ambos defenderam a conscientização de alunos e servidores para a economia se material, água e luz. Mariana falou da importância da busca de doações de árvores para plantio dentro da escola e no seu entorno e João Paulo comentou a necessidade de um sistema de reutilização da água da chuva na época da seca.

Os candidatos ainda responderam questões sobre a formação da equipe de gestão e a busca de recursos orçamento para manutenção e ampliação do campus.

Debate com Servidores:

O debate aconteceu na manhã desta quarta-feira, 14, no auditório da escola e contou com a participação dos servidores docentes e técnicos. Foi o primeiro Debate com servidores 10debate entre os candidatos à direção do Campus João Paulo Martins e Mariana Felicetti Rezende. No próximo dia 20, eles voltam a se encontrar para apresentarem suas propostas aos alunos.

Por decisão da Comissão Eleitoral Central, o debate foi dividido em quatro blocos: apresentação dos candidatos, perguntas entre os candidatos, perguntas dos servidores e considerações finais. A ordem, em todas as partes, foi definida por sorteio.

Em sua apresentação, a candidata Mariana Felicetti falou de suas propostas que buscam um olhar diferenciado para o crescimento do Campus. “Estamos trabalhando em uma gestão que seja construída coletivamente, as sugestões são bem vindas e nós vamos construir isso em conjunto, ouvindo cada um de vocês sempre que houver algum tipo de demanda. Até agora tivemos uma gestão muito competente, só que a partir de agora precisamos dar um novo olhar para o nosso Campus, mais humanizado, onde vamos continuar buscando orçamento, emendas parlamentares, formas de melhorar e ampliar o campus, mas pensando também em harmonizar a questão humana e o desenvolvimento. No nosso plano de trabalho está: defender os interesses dos alunos, professores e técnicos com equilíbrio, bom senso e consonância com a legislação do IF. Uma questão importante de se salientar é que estamos com cortes de verbas, temos que lutar para manter o que já conseguimos para que não percamos nenhum direito ou deixemos o campus se degradar. Também me comprometo a atender a demanda de todos os cursos de forma igualitária, equitativa e equilibrada para que possamos avançar em todos os sentidos. Vamos apoiar os servidores para sua qualificação e formação”.

O candidato João Paulo disse que suas propostas vêm de encontro com o existe de problemática expressa no Campus. “Isso veio de cada setor, de cada problema trazido a nós enquanto gestão, fomos absorvendo isso e cada vez que a gente essa necessidade que as pessoas trazem pra nós, a gente se sente cada vez mais imbuídos em buscar soluções pra elas. Eu acredito muito nas relações interpessoais que a gente precisa melhorar bastante no campus. A construção coletiva do campus passa pelas nossas experiências e mesmo com crise podemos ousar, pois assim vamos avançar em vários seguimentos do campus. Dentro das minhas propostas a gente traz essa questão da gestão democrática, essa questão da gente trabalhar com cada setor e o setor delimitar as nossas ações e creditar às pessoas para elegerem os seus coordenadores, os seus diretores para podermos trabalhar de forma unificada, focados na melhoria do nosso trabalho. A política do medo não pode existir no campus, não podemos cercear o direito das pessoas falarem mas também não podemos falar por meias verdades. Temos que trabalhar com coisas palpáveis que possam garantir a evolução desse campus enquanto uma instituição que promovem ensino, pesquisa e extensão de qualidade”.

No segundo bloco do debate, os candidatos fizeram perguntas entre eles, respondendo questões referentes à jornada flexibilizada de trabalho dos técnicos administrativos ecomo avançar na estrutura física do campus diante do corte de verbas na rede federal.

No terceiro bloco, os candidatos responderam a três perguntas dos docentes e três dos técnicos administrativos. As perguntas foram escritas e sorteadas. Na última parte, foi destinado um tempo para as considerações finais de cada um.

Ascom Campus Pouso Alegre
Atualização: 20/03/2018
16/03/2018

registrado em:
Fim do conteúdo da página