Página inicial > Notícias > Encontro com SREs

Encontro com SREs

Publicado: Sexta, 15 de Dezembro de 2023, 17h09 | Última atualização em Sexta, 15 de Dezembro de 2023, 17h10

Projeto EJA avança na formalização de parcerias com as SREs de Minas

Além das reuniões com as Secretarias Municipais de Educação de Municípios mineiros que ofertam Educação de Jovens e Adultos, a equipe gestora do Projeto EJA integrada à EPT também realizou reuniões com as Superintendências Regionais de Ensino de Minas. O objetivo, além de apresentar o projeto foi identificar o número de escolas que possuem estrutura física, número de alunos da EJA suficientes para abertura de turmas e interesse nos cursos que serão ofertados pelo Campus Pouso Alegre. No mês de dezembro foram realizadas duas reuniões, nos dias 5 e 12, com representantes das SREs de Manhuaçu, Campo Belo, São Sebastião do Paraíso, Barbacena, Leopoldina, Muriaé, Passos, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Caxambu e Juiz de Fora.

“Todos nós vamos aprender. Tem que ser uma oportunidade para além de se gastar o dinheiro e de se números de matrículas. Vocês estão sendo convidadas a trabalhar conosco. Não estamos aqui para dizer esses são os cursos, esses são os PPCs, vamos executar. Essa aprendizagem organizacional é muito importante”, disse a gestora do projeto, Eliane Ribeiro sobre a necessidade de um trabalho em conjunto para oportunizar os cursos da melhor forma aos estudantes.

Eliane lembrou que para trabalhar com a oferta da EJA nesse projeto, os professores, tanto os contratos pelo Campus quanto os do Estado que estiverem atuando, terão que passar pelo curso de formação de professores. O curso de ‘Formação de professores - metodologias ativas e tecnologias para a EJA’ terá uma carga horária de 200 horas com início previsto em março de 2024.

Utilização do recurso

O recurso do projeto será utilizado para a aquisição de materiais de consumo para a realização dos cursos; alimentação dos alunos; material escolar para os alunos; uniforme; elaboração de material didático; contratação dos profissionais necessários para a realização do curso; capacitação dos profissionais que atuarão no projeto. “Esse recurso será utilizado para assegurar todas as condições necessárias para a oferta do curso, seja no atendimento ao aluno, seja no atendimento à instituição parceira. Todavia, não poderá ser repassado ao aluno nem à instituição parceira em forma de pecúnia’.

Para os cursos EAD serão ofertados no AVA IFSULDEMINAS (Moodle). Já os cursos presenciais devem ocorrer preferencialmente na escola na qual o aluno cursa a EJA. O IFSULDEMINAS - Campus Pouso Alegre disponibilizará um laboratório móvel para a realização das práticas profissionais. Este laboratório será alocado nas escolas conforme cronograma de práticas.

A instituição parceira contará com um profissional para auxiliar nas atividades administrativas e pedagógicas relativas ao curso com carga horária de até 30 horas semanais.

Além disso, o projeto contará com uma equipe multidisciplinar composta por pedagogos, psicólogos, assistentes sociais e auxiliares pedagógicos para atuarem em conjunto com a equipe pedagógica da instituição parceira no intuito de assegurar as condições necessárias para a permanência e êxito.

Ascom/Projeto EJA integrada à EPT
IFSULDEMINAS – Campus Pouso Alegre