Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Encontro Nacional EJA-EPT
Início do conteúdo da página

Encontro Nacional EJA-EPT

Publicado: Segunda, 19 de Agosto de 2024, 19h28 | Última atualização em Terça, 20 de Agosto de 2024, 11h10

EJA-EPT do Campus Pouso Alegre apresenta trabalhos no Encontro Nacional da Rede Federal

O programa "Educação de Jovens e Adultos integrada à Educação Profissional e Tecnológica' do IFSULDEMINAS - Campus Pouso Alegre, estará presente no VII Encontro Nacional da EJA-EPT da Rede Federal que acontecerá em novembro, na cidade de Natal, Rio Grande do Norte. Até o momento, foram inscritos nove resumos, entre comunicação oral e relato de experiência. São eles:

 

TÍTULO AUTORES TIPO
Desafios na Educação Profissional de Jovens e Adultos: uma análise a partir do censo escolar e da plataforma Nilo Peçanha Thiago, Donizeti e Eliane Comunicação Oral
Estratégias de Comunicação & Marketing no Projeto EJA-EPT do IFSULDEMINAS - Campus Pouso Alegre Thiago, Eliane e Fieno Relato de Experiência

Disparidades regionais e educação de jovens e adultos no Brasil: uma análise por meio de indicadores socioeconômicos 

Donizeti, Fieno e Evandro Comunicação Oral
Perfil demográfico e educacional dos municípios alcançados pelo Projeto EJA-EPT do IFSULDEMINAS – Campus Pouso Alegre Isabel, Evandro e Henrique Comunicação Oral
Processo de produção de cadernos temáticos de curso, material didático para o Projeto EJA-EPT do IFSULDEMINAS – Campus Pouso Alegre Isabel, Jociana e Rafael Relato de Experiência
Tecendo Saberes na EJA-EPT: A experiência do Guia de Orientação para Práticas Pedagógicas de Professores Formadores do IFSULDEMINAS - Campus Pouso Alegre Igor, Luis Otoni e Raymundo Relato de Experiência
Elaboração de Projetos Pedagógicos de Curso para EJA integrada à EPT no sul de Minas Gerais: um relato de experiência Emanuelle, Marcel Relato de Experiência
Cooperação pedagógica entre a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT) e os estados, municípios na elaboração do currículo integrado EJA e EPT: análise do caso IFSULDEMINAS Campus Pouso Alegre Emanuelle, Henrique Comunicação Oral
Acessibilidade com IA no EJA-EPT do IFSULDEMINAS - Campus Pouso Alegre Raymundo, Igor e Luis Otoni Comunicação Oral

 

Encontro eja novO VII Encontro Nacional da EJA-EPT da Rede Federal acontecerá de 25 a 28 de novembro na cidade de Natal, Rio Grande do Norte. O evento envolverá diretamente técnicos administrativos em educação, docentes, discentes da Rede Federal de Educação Ciência e Tecnologia que atuam e se dedicam à produção teórica, à formação acadêmica e à difusão do conhecimento sobre o campo da educação profissional em sua interface com a educação de jovens e adultos. O Encontro é um espaço de troca de experiências e socialização das pesquisas que estão sendo realizadas na Rede Federal.

Sobre o evento

Em 2018, foi realizado no Instituto Federal de Goiás (IFG), I Encontro Nacional da EJA-EPT (Proeja), com o objetivo de socializar, discutir e realizar trocas de experiências sobre trabalhos desenvolvidos no âmbito da EJA integrada à EPT. E em 2019, na cidade de Londrina, sob a gestão do IFPR, se realizou o II Encontro Nacional da EJA-EPT (Proeja). Nas duas ocasiões, foram construídos documentos, após deliberação coletiva, contendo propostas de ações a serem desenvolvidas no âmbito do MEC/SETEC e das instituições.

Em 2020, sob a coordenação do IFAL, realizou-se o III Encontro Nacional da EJA-EPT (Proeja), que contou com mais de 1400 inscrições; 140 trabalhos aprovados entre relatos de experiências e comunicações de pesquisa.

O IV Encontro foi realizado em 2021, sob a responsabilidade do IFAM, contou com 1010 Inscritos e 80 submissões realizadas.

Em 2022, realizou-se, em Sapucaia do Sul, o V Encontro EJA-EPT da Rede Federal. E, em 2023, o IFRJ junto com IFF e o Colégio Pedro II organizaram e sediaram o VI Encontro. Os encontros sempre se organizaram em torno de eixos de discussão, a saber: Formação docente para EJA-EPT; Acesso, permanência e êxito na EJA-EPT; Gestão da EJA-EPT; Trajetória dos estudantes na EJA-EPT; Currículo integrado na EJA-EPT; Metodologias e material didático para EJA-EPT; Identidades, gênero e etnicidade na EJA-EPT. 

Programação:

ESQUENTA 1            

Cadê a expansão da EJA-EPT Integrada ao Ensino Médio na Rede Federal?
Palestrantes: Mônica Ribeiro da Silva (UFPR) e Mad’Ana Desiree Ribeiro de Castro (IFG)
Formato: on-line com transmissão pelo Canal Youtube do PPGEP/IFRN
https://www.youtube.com/watch?v=SPgIzCt-AwE
Data/horário: 19/08/2024 às 19h


ESQUENTA 2                   

Qual o lugar da EJA-EPT Integrada ao Ensino Médio na ampliação da Rede Federal?
Palestrantes: Carla Jardim (Secretária da SETEC) e Maria Margarida Machado (UFG)
Formato: on-line com transmissão pelo Canal Youtube do PPGEP/IFRN
Data/horário:  23/10/2024  às 19h

Áreas Temáticas:

1. FORMAÇÃO E TRAJETÓRIAS DE TRABALHADORES PARA/NA EJA-EPT (PROEJA)
Apresentação de pesquisas resultantes de estudos teórico ou teórico-práticos, cujas questões de investigação envolvam processos de formação (inicial e continuada) e trajetórias de trabalhadores para/na EJA-EPT (PROEJA), que se articulem à temática do evento, com base na concepção de formação humana integral.
Apresentação de relatos de experiência que envolvam processos de formação (inicial e continuada) e trajetórias de trabalhadores, que se articulem à temática do evento, com base na concepção de formação humana integral.


2. ACESSO, PERMANÊNCIA E ÊXITO NA EJA-EPT (PROEJA)
Apresentação de pesquisas resultantes de estudos teórico ou teórico-práticos, cujas questões de investigação envolvam processos de divulgação de cursos, processo seletivo e formas de ingresso, acolhida de estudantes, estratégias para permanência e acompanhamento de ações que demonstram o êxito de estudantes e de cursos no campo da EJA-EPT (PROEJA), em sua concepção de formação humana integral.
Apresentação de relatos de experiência que envolvam processos de divulgação de cursos, processo seletivo e forma de ingresso, acolhida de estudantes, estratégias para permanência e acompanhamento de ações que demonstram o êxito de estudantes e de cursos no campo da EJA-EPT (PROEJA), em sua concepção de formação humana integral.


3. ESTUDANTES DA EJA-EPT (PROEJA)
Apresentação de pesquisas resultantes de estudos teóricos ou teórico-práticos, cujo objeto de investigação envolvam estudantes da EJA, trajetórias escolares e/ou histórias de vida. Engloba ainda trabalhos que abordem os múltiplos aspectos que envolvam questões de identidade relacionadas a gênero e/ou etnicidade, necessidades educacionais específicas numa perspectiva multicultural no campo da EJA-EPT (PROEJA), com base na concepção de formação humana integral.
Apresentação de relatos de experiências que envolvam estudantes da EJA, trajetórias escolares e/ou histórias de vida. Engloba ainda trabalhos que abordem os múltiplos aspectos que envolvam questões de identidade relacionadas a gênero e/ou etnicidade, necessidades educacionais específicas numa perspectiva multicultural no campo da EJA-EPT (PROEJA), com base na concepção de formação humana integral.


4. GESTÃO E CURRÍCULO INTEGRADO NA EJA-EPT (PROEJA)
Apresentação de pesquisas resultantes de estudos teórico ou teórico-práticos que envolvam processos de gestão, implementação, acompanhamento, reformulação de projetos pedagógicos, avaliação de cursos e currículo integrado no campo das políticas na EJA-EPT (PROEJA), com base na concepção de formação humana integral.
Apresentação de relatos de experiência que envolvam processos de gestão, implementação, acompanhamento, reformulação de projetos pedagógicos, avaliação de cursos e currículo integrado no campo das políticas na EJA-EPT (PROEJA), com base na concepção de formação humana integral.


5. METODOLOGIAS E MATERIAL DIDÁTICO PARA EJA-EPT (PROEJA)
Apresentação de pesquisas resultantes de estudos teóricos ou teórico-práticos, cujas questões de investigação envolvam metodologias e materiais didáticos, recursos de apoio à mediação pedagógica, baseados no uso ou não das tecnologias, voltados para a produção de propostas didático-pedagógicas e socialização de conhecimentos no campo da EJA-EPT (PROEJA), com base na concepção de formação humana integral.
Apresentação de relatos de experiência que envolvam metodologias e materiais didáticos, recursos de apoio à mediação pedagógica, baseados no uso ou não das tecnologias, voltados para a produção de propostas didático-pedagógicas e socialização de conhecimentos no campo da EJA-EPT (PROEJA), com base na concepção de formação humana integral.

 6. EDUCAÇÃO, COMUNICAÇÃO E TECNOLOGIA NA EJA-EPT (PROEJA)
Apresentação de pesquisas  resultantes de estudos teóricos ou teórico-práticos, cujas questões de investigação envolvam  a utilização das  tecnologias na EJA-EPT, destacando principalmente a relação dessas ferramentas com o sujeito da educação e a implementação das tecnologias digitais no processo de ensino-aprendizagem dos estudantes, caracterizando a promoção da inclusão por meio da   utilização dos recursos tecnológicos, com base na concepção de formação humana integral.
Apresentação de relatos de experiência resultantes de estudos teóricos ou teórico-práticos, cujas questões de investigação envolvam  a utilização das  tecnologias na EJA-EPT, destacando principalmente a relação dessas ferramentas com o sujeito da educação e a implementação das tecnologias digitais no processo de ensino-aprendizagem dos estudantes, caracterizando a promoção da inclusão por meio da   utilização dos recursos tecnológicos, com base na concepção de formação humana integral.


7. PROJETOS DE ENSINO, INICIAÇÃO CIENTÍFICA, PESQUISA E EXTENSÃO REALIZADOS COM ESTUDANTES DA EJA - EPT (PROEJA)
(apenas para Comunicação Oral) 
Apresentação de pesquisas resultantes de projetos de pesquisa, extensão e ensino realizados com os estudantes da EJA-EPT (PROEJA) como pesquisadores juniores, com ou sem fomento, que tem como objetivo inserir os estudantes em processos de investigação. Engloba também trabalhos desenvolvidos em iniciação científica ou extensão que têm os estudantes da EJA-EPT e seus cursos como objeto de estudo, no intuito de fortalecer o campo da EJA-EPT (PROEJA), com base na concepção de formação humana integral.

Texto: William Sanches - Jornalista
Informações: Portal do evento

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página