Página inicial > Notícias > Ensino do Português

Ensino do Português

Publicado: Segunda, 22 de Abril de 2019, 16h25 | Última atualização em Segunda, 22 de Abril de 2019, 16h52

Servidores do IFSULDEMINAS são capacitados para ensinar Português para estrangeiros

Curso de capacitação portugues 3Um grupo de professores do IFSULDEMINAS – Campus Pouso Alegre e servidores da Assessoria Internacional da Reitoria participaram do curso de capacitação "O professor de português língua estrangeira: saberes, habilidades, competências e a pesquisa" que teve duração de três dias e foi ministrado pelo professor Nelson Viana, da Universidade Federal de São Carlos. Eles receberam orientações sobre abordagem e tiveram o contato com novos materiais e técnicas de ensino da língua portuguesa para estrangeiros. Num primeiro momento, os professores do campus darão o curso para aproximadamente 35 haitianos refugiados na cidade, mas a intenção é expandir as aulas para pessoas de outras nacionalidades que estão em Pouso Alegre a trabalho em empresas instaladas no município.

“Aqui, estamos discutindo o que é ensinar português para estrangeiros. Olhar para língua de uma maneira diferente e ver que, de acordo com a língua materna de quem vai aprender o português, terão diferenças e especificidades e teremos que aprender a lidar com isso, talvez não exigindo um nível de pronúncia exageradamente próximo do nosso porque ele está num processo de aprendizagem, assim como nós quando aprendemos uma língua estrangeira. É um processo lento, gradual e dificilmente a gente chega a atingir a pronúncia de um nativo”, explicou Viana.

O professor que já viajou por vários países ministrando o curso em embaixadas brasileiras e centros culturais, explicou que o ensino do português para estrangeiros é um campo em crescimento. Disse ainda que ensinar o português para pessoas de outros países é bom porque nos faz refletir sobre nossa própria língua a partir do vista do outro. “Vamos percebendo que aquilo que parece muito simples pra gente, como a pronúncia que é um som tão natural, pode ser difícil porque o outro não tem aquele som na língua dele”.

Além do ensino presencial, o curso também servirá de base para a elaboração de atividades do curso online ofertado pela Assessoria Internacional da ReitoriaCurso de capacitação portugues 10 para intercambistas. “Estamos aprendendo algumas técnicas e formas de abordagem do idioma com estrangeiros. Estamos notando que há muita diferença no português ensinado na escola e o português que devemos abordar com esses alunos estrangeiros. Esse curso será importante pra gente ter esse olhar na hora de formular as atividades e de pensar nas interações com nossos alunos”, explicou Ana Paula Villela.

Para o professor de Espanhol do Campus Pouso Alegre, Lucas Firmino a experiência foi magnífica e abriu novos horizontes. “Ao ter essa capacitação revemos nossas práticas pedagógicas e didáticas e isso propicia uma redescoberta do que é o português e a nossa própria cultura. A partir do momento que redescobrimos o amor pelo ensino e o ensino da nossa própria língua a gente faz com que essa redescoberta se transfira para os alunos para que eles descubram o que é o Brasil, o que é a cultura brasileira, o que é o português”.

IFSULDEMINAS – Campus Pouso Alegre