Página inicial > Notícias > Esclarecendo dúvidas

Esclarecendo dúvidas

Publicado: Terça, 19 de Março de 2024, 17h01 | Última atualização em Terça, 19 de Março de 2024, 17h01

Gestores esclarecem dúvidas da prefeitura de Juiz de Fora, parceira do projeto EJA-EPT

reuniao juiz de fora 1Com objetivo de esclarecer dúvidas relativas ao Projeto EJA - EPT (Educação de Jovens e Adultos Integrada à Educação Profissional e Tecnológica), integrantes do projeto se reuniram com servidores da prefeitura de Juiz de Fora, um dos municípios que fecharam parceria para ofertar os cursos a partir do segundo semestre deste ano. Durante o encontro, via meet, diversos temas foram abordados, entre eles, como aconteceu a escolha dos cursos, capacitação dos docentes, duração e metodologia de ensino.

Segundo a gestora do Projeto, Eliane Silva Ribeiro a escolha dos cursos se deu “durante as conversas iniciadas ainda no final do ano passado, com parceiros do IF em outros programas”. Ela explicou que a primeira condição para uma pessoa se inscrever em dos cursos que serão ofertados, é estar ,matriculado como aluno (a) da Educação de Jovens e Adultos. Os cursos serão ofertados em duas modalidades: presencial e a distância, com carga horária de 240 horas/aula. Ao todo serão 7 mil vagas ofertadas. O grande desafio apontado pela gestora será o de captar e fazer com que o aluno finalize o curso, uma vez que a taxa de abandono em cursos profissionalizantes têm sido muito alta.

Ignácio Delgado, da prefeitura de Juiz de Fora, ressaltou que a Secretaria de Desenvolvimento da cidade detectou uma série de demandas por profissionais capacitados. “Aqui na cidade, temos um aplicativo, onde fornecedores de serviços autônomos ofertam seus trabalhos e, assim, detectamos algumas carências”. Ele citou o exemplo da cidade possuir cerca de 30 cervejarias artesanais, mas um número pequeno de profissionais para dar manutenção em refrigeradores. “Por isso os cursos de mecânico de refrigeração e climatização industrial teriam grande aceitação”, enfatizou.

Para Adriana de Freitas, um dos grandes desafios é o de facilitar a participação do aluno, mostrando a ele aplicação do curso no setor profissional.

Na visão da gestora do projeto, um dos grandes desafios a serem vencidos é o de buscar aquele aluno que abandonou seus estudos regulares e fazer com que ele retorne e ainda participe do curso profissionalizante. “Aí entra em ação outra parte do projeto, os profissionais da área de comunicação e marketing que precisam criar mecanismos de entendimento e atração para os alunos”, disse o gestor de Comunicação do projeto Evandro Moreira.

Para o coordenador de marketing do projeto, Thiago Alves “esse projeto vem para auxiliar aquele aluno que não teve chance ou condições de cursar e concluir um curso profissionalizante e, assim, melhorar suas condições de vida”

Projeto EJA-EPT – Campus Pouso Alegre