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Estudante premiada

Publicado: Quinta, 04 de Dezembro de 2025, 16h10 | Última atualização em Quinta, 04 de Dezembro de 2025, 16h18

Aluna do Campus Pouso Alegre conquista Medalha de Prata em Olimpíada Nacional de Nanotecnologia

 

WhatsApp Image 2025 12 04 at 16.03.19A aluna Ísis Désirée Funchal de Rezende, do 2º ano do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do Campus Pouso Alegre, destacou-se na recente edição da Olimpíada Nacional de Nanotecnologia (ONANO), promovida pela Universidade Mackenzie (UPM), com o apoio do CNPq e do MCTI. Essa competição se firmou como um importante evento no incentivo à educação científica e na disseminação do conhecimento sobre nanotecnologia, um campo de estudo inovador que vem ganhando notoriedade nas últimas décadas.

Para conquistar a medalha de prata, Ísis participou de uma prova online composta por 20 questões, abrangendo temas diversos, como interpretação de texto e aspectos específicos da nanotecnologia e suas aplicações em áreas como medicina, engenharia e outros setores. O domínio do conteúdo e a habilidade de interpretação foram essenciais para o desempenho excepcional da aluna nas avaliações. “Fico muito feliz por ter participado e ter sido premiada também nessa edição da onano. É muito gratificante poder aprender sobre um assunto novo e ter acesso a um conteúdo tão legal e interessante quanto a nanotecnologia”, disse a estudante.

A ONANO tem como objetivo principal promover o conhecimento e popularizar a nanociência, mostrando aos jovens estudantes as possibilidades e os avanços que essa área pode oferecer. Destinada a alunos do ensino fundamental, médio e técnico de instituições públicas e privadas, a olimpíada alcançou um marco significativo, com mais de 6.000 inscrições e 469 medalhistas na primeira edição em 2024. Para a edição de 2025, o número de medalhas distribuídas subiu para 1.067, demonstrando a crescente importância e impacto desta iniciativa no cenário educacional brasileiro.
Nesta edição, a ONANO alcançou mais de 12 mil estudantes, com presença em todas as 27 unidades federativas do Brasil e participação equilibrada entre escolas públicas (51%) e privadas (49%). Entre os participantes, mais de 50% foram meninas.

O sucesso de Ísis é um reflexo do potencial que a educação aliada à ciência pode proporcionar, inspirando futuros pesquisadores e profissionais altamente capacitados. A conquista da medalha de prata não apenas destaca o talento da aluna, mas também ressalta o papel crucial das olimpíadas científicas na formação integral dos estudantes.

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