Estudante premiada
Aluna do Campus Pouso Alegre conquista Medalha de Prata em Olimpíada Nacional de Nanotecnologia
A aluna Ísis Désirée Funchal de Rezende, do 2º ano do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do Campus Pouso Alegre, destacou-se na recente edição da Olimpíada Nacional de Nanotecnologia (ONANO), promovida pela Universidade Mackenzie (UPM), com o apoio do CNPq e do MCTI. Essa competição se firmou como um importante evento no incentivo à educação científica e na disseminação do conhecimento sobre nanotecnologia, um campo de estudo inovador que vem ganhando notoriedade nas últimas décadas.
Para conquistar a medalha de prata, Ísis participou de uma prova online composta por 20 questões, abrangendo temas diversos, como interpretação de texto e aspectos específicos da nanotecnologia e suas aplicações em áreas como medicina, engenharia e outros setores. O domínio do conteúdo e a habilidade de interpretação foram essenciais para o desempenho excepcional da aluna nas avaliações. “Fico muito feliz por ter participado e ter sido premiada também nessa edição da onano. É muito gratificante poder aprender sobre um assunto novo e ter acesso a um conteúdo tão legal e interessante quanto a nanotecnologia”, disse a estudante.
A ONANO tem como objetivo principal promover o conhecimento e popularizar a nanociência, mostrando aos jovens estudantes as possibilidades e os avanços que essa área pode oferecer. Destinada a alunos do ensino fundamental, médio e técnico de instituições públicas e privadas, a olimpíada alcançou um marco significativo, com mais de 6.000 inscrições e 469 medalhistas na primeira edição em 2024. Para a edição de 2025, o número de medalhas distribuídas subiu para 1.067, demonstrando a crescente importância e impacto desta iniciativa no cenário educacional brasileiro.
Nesta edição, a ONANO alcançou mais de 12 mil estudantes, com presença em todas as 27 unidades federativas do Brasil e participação equilibrada entre escolas públicas (51%) e privadas (49%). Entre os participantes, mais de 50% foram meninas.
O sucesso de Ísis é um reflexo do potencial que a educação aliada à ciência pode proporcionar, inspirando futuros pesquisadores e profissionais altamente capacitados. A conquista da medalha de prata não apenas destaca o talento da aluna, mas também ressalta o papel crucial das olimpíadas científicas na formação integral dos estudantes.
