Experiência Exitosa
IF PET TERAPIA é destaque na Reditec 2021
O “Cão Terapia: uma proposta para a melhoria da saúde e qualidade de vida de pessoas com necessidades especiais”, projeto de extensão do Campus Pouso Alegre, foi uma das cinco experiências exitosas do IFSULDEMINAS, apresentadas durante a 45ª Reunião dos Dirigentes da Rede Federal de Ensino Profissional e Tecnológico, em dezembro desse ano.
O projeto teve início em 2019 com a cadela Mel, uma das várias abandonadas no entorno da escola e assistida pelo grupo ‘Adote um Pet do IF’. Ela foi a escolhida pelo seu comportamento dócil, aperfeiçoado com adestramento profissional. O IF Pet Terapia foi idealizado para atender ao programa do IFSULDEMINAS “Aprendendo com as diferenças”, que oferece atividades cognitivas e de convivência para os usuários das Apaes do sul de Minas. O projeto do IF de Pouso Alegre tem a participação dos usuários da APAE de Ipuiúna.
“O objetivo do nosso projeto é promover a interação do cão com os assistidos pelas APAEs participantes do projeto, através da Atividade Assistida por Animais, oferecendo a oportunidade de melhoria da qualidade de vida dos assistidos e dos animais co-terepautas, proporcionando oportunidades motivacionais, de lazer, descontração, recreação, distração, entretenimento, vínculos, socialização e benefícios emocionais e/ou cognitivos aos alunos da APAE”, explicou a coordenadora do projeto, Suzan Evelin Silva, enfermeira no Instituto Federal.
Para Regina Maris, presidente da Apae de Ipuiuna, “a importância relevante do projeto é a alegria deslumbrante através dos sorrisos no encontro com a Mel. E a mudança significativa foi que eles memorizaram o dia em que íamos para Pouso Alegre. Eles chegavam com a expectativa para a viagem”.
Com o projeto, a mudança no comportamento dos participantes é visível para as famílias. “Incentiva ela a se comportar melhor. E quando ela está abatida, basta ver um animalzinho que ela fica muito feliz”, contou a mãe de Vaniele.
Em 2020, devido à pandemia da Covid-19, foi necessária uma adequação das atividades. Seguindo todos os protocolos de segurança, a equipe do Pet Terapia levou a Mel para visitar os participantes do projeto. “Eles vieram aqui e em casa e ela adorou passear com a Mel. É um projeto muito bom”, contou a mãe da Carol.
Os usuários da Apae também receberam quebra-cabeças e, através de vídeos gravados com a Mel, e enviados via whatsapp, os participantes desenvolviam as atividades. Ainda em 2020, o projeto iniciou o adestramento de mais um cão terapia, o Nininho que já estreou no projeto nos vídeos que são enviados para as famílias.
O exemplo do Campus Pouso Alegre está sendo seguido no campus de Poços de Caldas, onde foram adestrados os cães comunitários da escola, Bernardo, Bailarina e Scoob.
CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR O VÍDEO APRESENTADO NA REDITEC
Assessoria de Comunicação
IFSULDEMINAS – Campus Pouso Alegre