Página inicial > Notícias > Experiências no PIBID

Experiências no PIBID

Publicado: Quinta, 30 de Mai de 2019, 14h08 | Última atualização em Quinta, 30 de Mai de 2019, 14h08

Alunos das Licenciaturas participam de palestra e contam suas experiências no programa de iniciação à docência

chá 3Os alunos bolsistas e voluntários no Programa de Residência pedagógica e no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) tiveram a oportunidade de compartilhar com os colegas e professores as experiências vivenciadas em sala de aula. Este foi o objetivo do I Seminário PIBID/Residência Pedagógica que aconteceu no dia 27 de maio no Campus Pouso Alegre junto com o V Chá Pedagógico. O evento foi organizado pelos cursos de Licenciatura em Matemática e Licenciatura em Química.

“Os programas buscam fortalecer, ampliar e consolidar a relação entre a IES e a escola, promovendo sinergia entre a entidade que forma e a que recebe o egresso da licenciatura e estimulando o protagonismo das redes de ensino na formação de professores”, explicou a vice-coordenadora do curso de Licenciatura em Matemática, Maria Josiane Ferreira Gomes.

Atualmente, o IFSULDEMINAS – Campus Pouso Alegre atende cinco escolas estaduais com os dois programas, atuando nas áreas de matemática, química e ciências. Os programas são desenvolvidos com alunos do ensino fundamental e do médio.

Tamares de Melo Souza é egressa do curso de Licenciatura em Química do Campus Pouso Alegre e atua no Programa de Residência Pedagógica, na Escola Monsenhor José Paulino. Junto com outros 7 colegas eles desenvolvem projetos na disciplina de Química. “Desenvolvemos um trabalho para incentivar os alunos a gostarem mais do ensino de química através de aulas diferentes. A fundamentação que temos no IF nos dá uma boa base. Estamos vivenciando todo o nosso aprendizado e isso é muito produtivo e nos deixa preparados para quando assumirmos uma turma”, contou.

Na abertura do evento, houve uma mostra de trabalhos, onde alunos e egressos puderam falar sobre suas pesquisas. Lucas Rogério de Oliveira, aluno de Licenciatura em Química está empolgado com o seu projeto de iniciação científica. As pesquisas já estão avançadas e conta com uma parceria obtida após a apresentação do trabalho num evento em Araraquara. “As primeiras análises foram feitas a vácuo e agora as moléculas já estão sendo testadas em sangue com PH humano”. Para ele, o apoio à pesquisa é necessário. “Há muitos pesquisadores com trabalhos importantes que precisam de incentivo. O meu trabalho, se parar agora, perderá uma chance de se transformar em algo bom para as pessoas no futuro”.

Chá Pedagógico

Antes de compartilharem suas experiências em salas de aula, os alunos participaram do V Chá pedagógico, que teve como tema “Trajetória de vida evento cha 2019 28acadêmica e formação docente”. O prof. Dr. Antônio Gomes, docente do IFSULDEMINAS - Campus Inconfidentes foi o convidado desta edição.
Ele iniciou a palestra fazendo uma metáfora sobre uma corrida e a trajetória de vida. “O objetivo de uma corrida é chegar primeiro, chegar muito rápido. Mas, mais importante que isso, é como você vai fazer esse percurso: admirar o caminho, perceber a pista a sua frente, perceber por onde você já passou. Todo esse aprendizado que você fez no caminho vai dar a você uma grande vitória que não necessariamente será o primeiro lugar. O importante é que o percurso seja significativo, prazeroso e motivador”.

Ele também falou sobre as oportunidades que teve na vida enquanto estudante do Instituto Federal. “Eu falo isso no primeiro dia de aula com meus alunos. Olhem para a estrutura que a gente tem e pensem no que vocês podem fazer dentro e fora das salas de aula. Olhem quanta coisa a rotina de faculdade nos oferece”.

Para o professor, tão importante quanto o estudo na sala de aula, é a participação dos alunos nos eventos. “Ouvindo outras coisas que não sejam aulas, pois isso é fundamental para a formação: estar ouvindo, participando, discutindo, apresentando trabalhos, mesmo sendo um requisito do programa porque é fundamental para a nossa formação”.

IFSULDEMINAS – Campus Pouso Alegre