Página inicial > Notícias > Feira de Ciências

Feira de Ciências

Publicado: Quarta, 14 de Junho de 2023, 14h38 | Última atualização em Quarta, 14 de Junho de 2023, 16h42

Alunos de Química aplicam os conhecimentos teóricos em experimentos apresentados na feira

Feira ciencias 35Pelo segundo ano, os alunos do curso técnico em Química, integrado ao ensino médio, do IFSULDEMINAS – Campus Pouso Alegre participaram da Feira de Ciências, onde mostraram na prática, os conhecimentos adquiridos na sala de aula. Os estudantes do 1º ano foram divididos em nove equipes e trabalharam a temática “O Sonho de Mendeleiev”, baseado no livro do criador da tabela periódica. Já os do 2º ano foram divididos em 11 grupos, sendo que três apresentaram trabalhos na área de Química Analítica, três de Química Orgânica e quatro de Físico-química. Eles foram avaliados pela criatividade, domínio de conteúdo, estética da montagem do experimento e organização das falas.

“A feira é uma oportunidade de aplicar os conhecimentos que eles têm em sala de aula em experimentos, muitas vezes, usando materiais alternativos. É um aprendizado bem diferente do que temos em sala de aula. Lá eles estudam o conteúdo e fazem a prova. Aqui eles são os protagonistas no desenvolvimento de cada projeto. Eles acabam entendendo muito mais do assunto que eles estão abordando que se fosse um conteúdo na sala de aula”, disse a professora Elgte Elmin Borges, uma das organizadoras do evento.

Para os alunos foi um momento de ampliar os conhecimentos. “Mesmo estudando a teoria na prática de laboratório, para trazer o trabalho para uma feira de Ciências você precisa enriquecer o conhecimento que você adquire na sala de aula. Com as pesquisas a gente acaba aprendendo um pouco mais”, contou Júlia Evaristo, do 1º ano.

Também foi uma oportunidade de ampliar os laços de amizades, trabalhar em equipe e ver o resultado aprovado pelos visitantes. “AprendemosFeira ciencias 14 de uma forma diferente, na prática, uma maneira mais divertida de aprender. Percebemos que as pessoas gostaram da nossa apresentação e entenderam muito mais com a nossa explicação, o que não aconteceria somente com a teoria”, disse Vinícius Mendonça , do 1º ano.

E, no fim, eles acabam por vencer o medo da apresentação. “No começo é difícil, falar com os outros é difícil, mas depois você pega o jeito. E você falar e ver que a pessoa está entendendo é muito bom”, contou Yngrid Vidal, do 1º ano.

Este ano, a feira foi aberta ao público externo. Os visitantes aprovaram as apresentações. “O mais interessante é o aluno colocar em prática a parte teórica. Meus alunos se identificaram com alguns experimentos que viram na sala de aula”, disse Viviane Andrade Correia, professora de Química, da Esciola estadual Virgília Pascoal. Para ela, eventos como esse estimulam os estudos dos jovens. “Ele olha para a Química com outros olhos porque a parte teórica não é estimulante. Faz toda a diferença para o ensino aprendizado dos alunos”.