Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Feira de Ciências
Início do conteúdo da página

Feira de Ciências

Publicado: Segunda, 30 de Junho de 2025, 13h26 | Última atualização em Segunda, 30 de Junho de 2025, 13h32

Alunos apresentam experimentos que mostram como a química está presente na vida humana

 

31467213 f1d5 400f ad2d f19abf6d4cd5Com o objetivo de mostrar que a química está presente no dia a dia das pessoas, foi realizada, no sábado, 28 de junho, a tradicional Feira de Ciências do IFSULDEMINAS – Campus Pouso Alegre. Os experimentos ficaram por conta dos alunos do curso técnico integrado em Química que se dividiram em 27 estandes para apresentar um pouco do que aprenderam em sala de aula, aos visitantes.

Professora e coordenadora do Curso Integrado em Química, Elgte Elmin Borges de Paula, destacou a organização do evento e ressaltou que essa foi uma excelente oportunidade para os futuros profissionais da área exibirem seus conhecimentos ao público. “Entre nossos objetivos estava mostrar que a química está presente no dia a dia. As atividades apresentadas evidenciam a qualidade do nosso ensino.”

Com quase 15 anos de experiência como docente, João Paulo Martins destaca que a feira possui um valor muito especial, pois ela consolida o aprendizado dos estudantes, integrando o conteúdo teórico com situações do dia a dia. “Quando alguém presencia o experimento em ação, isso desperta fascínio, e de certa maneira, as pessoas passam a se interessar. É fundamental que os estudantes desenvolvam essa habilidade de interagir com o ambiente e transformar a realidade por meio das novas tecnologias.”

Os experimentos foram acompanhados e avaliados pelos licenciandos em Química. “Ao avaliarem alunos do ensino médio, os estudantes da licenciatura também passam a refletir sobre os seus próprios conceitos, tendo assim a oportunidade de evoluir”, explicou João Paulo.

Para os estudantes de Química, a feira reforça o aprendizado teórico. Ana Laura Martins Rosa, 2º ano,f1649ef5 c753 420c a060 6638c07af40c enfatizou a relevância dessa aproximação com a comunidade. Pudemos evidenciar que a "química não é um bicho de sete cabeças e tão difícil de ser compreendida".

Luís Henrique Pereira, 3º ano, afirmou que essa modalidade de interação entre a comunidade e o meio acadêmico é extremamente vantajosa, tanto para alunos, docentes e comunidade.

Para Vinícius da Conceição Mendonça, 3º ano, é necessário modificar a percepção que muitos têm sobre a química. "Ela está presente em nosso cotidiano, mas muitos não se dão conta disso, por isso utilizamos em nossa demonstração o funcionamento de uma estação de tratamento de água, ilustrando como é o processo até ela chegar às residências, após passar por diversos procedimentos de tratamento".

Comissão Organizadora:

Professores - Elgte Elmin Borges de Paula, Nathália Vieira Barbosa, João Paulo Martins, Gleysson de Paula Terra, Maria Cecília Rodrigues Simões, Joyce Alves de Oliveira
Técnicas de Laboratório: Andressa de Carvalho Freitas, Juliana Andrade Nunes e Priscila da Silva Machado.
Alunos: Roberto, Aliane e Regiane

 

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página