Página inicial > Notícias > Feira de Estágios

Feira de Estágios

Publicado: Quarta, 02 de Outubro de 2024, 15h37 | Última atualização em Quarta, 02 de Outubro de 2024, 15h47

Evento promove o contato direto entre estudantes e empresas e amplia as oportunidades de estágio, trainee e emprego

feira estagios 22Em sua 12ª edição, a Feira de Estágios do IFSULDEMINAS, coordenada pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex), tem a participação de mais de 40 empresas de diversos setores. Esse ano, o evento acontece no Campus Pouso Alegre. Serão dois dias com palestras e minicursos gratuitos para os participantes, além da ampliação do networking na visitação aos stands.”O objetivo da feira é fazer essa ponte e quebrar as barreiras que existem entre a academia e o mundo do trabalho”, explicou o reitor substituto e pró-reitor de Pesquisa e Pós graduação, Carlos Henrique Rodrigues.

Segundo a pró-reitora de Extensão, Daniela Ferreira Cardoso, a feira é uma importante ferramenta de acesso dos estudantes às empresas e, principalmente, para que eles entendam a importância do estágio na sua formação acadêmica e profissional. “Toda vez que o estudante, ainda em período de formação, consegue ter acesso a um estágio, seja ele, obrigatório ou não, ele consegue entender se realmente a escolha do curso faz sentido para a vida dele”.

Palestra de abertura

Um show de mágica intercalado com conceitos de empreendedorismo prendeu a atenção do público na abertura da Feira de Estágios. A palestra intitulada ‘Afeira estagios 11 magia do empreendedorismo' foi ministrada pelo mágico e ilusionista Marcelo Labarrere Vieira, bacharel em Ciência da Computação, MBA Executivo em Gestão Estratégica de Negócios e com mais de 15 anos de experiência no mercado corporativo. Marcelo ainda é formado em artes mágicas, hipnólogo clínico e de palco e membro do Business Network International.

Durante a palestra, Marcelo falou a importância do investimento em imagem. “O tempo todo vendemos nossa imagem”; e em tecnologia. “Temos que dominar o mundo da informática. Não tem como evoluir sem essas ferramentas serem implementadas”. Porque o conhecimento tem que andar ao lado do investimento. “Na vida não existe mágica. É preciso buscar conhecimento, melhoria contínua, conhecer mais sobre empreendedorismo, mercado de trabalho e somente assim você vai conseguir alcançar o sucesso. As oportunidades chegam e quem se atualiza”. E, por fim, no mundo do empreendedorismo, o sucesso depende de um esforço coletivo. “Ninguém cresce sozinho. Quando todos trabalham juntos, o crescimento acontece. Uma dica que dou é buscar relacionamentos. Estando junto dos bons é que nos tornamos melhores”.

Minicursos

feira estagios 28No primeiro dia da Feira, foram realizados oito minicursos sobre diversos temas, entre eles ‘Competências profissionais para o mercado de trabalhos’, ministrado pela professora Pollyanna Dantas Ayres. Ela falou sobre a importância dos jovens conhecerem essas habilidades e se tornarem mais competitivos para o mercado de trabalho. “Conhecendo não apenas as habilidades técnicas mas, principalmente as comportamentais, eles poderão concorrer às vagas com mais qualidade e estarão mais preparados para o futuro”.

Para Laisa Silva Maia, aluna do último ano do curso de Administração, a feira “é importante para a formação acadêmica do estudante, dá visibilidade no mercado e, consequentemente, isso traz mais oportunidades”.

E é exatamente nessas oportunidades que Rian Cristian Fonseca, que também está concluindo o curso de Administração, está apostando. “Tive a oportunidade deixar currículo com todas as empresas participantes da feira e, com esse contato direto, espero terminar o evento com um emprego encaminhado”.

IFSULDEMINAS – Campus Pouso Alegre