Festa animada
Arraiá do IF cria encontro animado entre estudantes, servidores e comunidade
O Arraiá do IFSULDEMINAS – Campus Pouso Alegre foi um sucesso! A noite de 05 de julho ficou marcada por danças, quitutes juninos, bingo, jogos e a tradicional fogueira que espantou o frio. A festança junina atraiu cerca de mil pessoas, entre estudantes, servidores, colaboradores, familiares e moradores da região.
Abrindo a festa, houve o concurso do rei e rainha do milho. As performances arrancaram aplausos das torcidas dos quatro cursos integrados. Em seguida vieram as danças. Os alunos do 3º ano do curso de edificações apresentaram uma das mais tradicionais manifestações da cultura popular, a quadrilha junina, que reflete a riqueza da cultura popular e a alegria das festas de São João. A apresentação foi marcada por momentos de improviso e brincadeiras, virando um verdadeiro espetáculo de confraternização.
Logo a seguir foi a vez dos alunos do 3º ano do curso de Administração que apresentaram o forró, dança tradicional do Nordeste, símbolo de resistência cultural. A apresentação contou com variações como o xote, baião e arrasta-pé.
Os alunos do 3º ano de Química, trouxeram o carimbó, ritmo tradicional da região Norte do Brasil, especialmente no estado do Pará. Ele é conhecido por suas danças animadas e contagiantes, que refletem a vivacidade e a alegria do povo amazônico. Uma parte essencial da beleza do carimbó foi a sua vestimenta característica, trazida pelos estudantes, com destaque para as saias das mulheres e os chapéus dos homens.
E para fechar as comemorações, os alunos do 3º ano do curso de Informática, trouxeram o boi bumbá, uma dança que é também teatro,
música e espetáculo! Presente especialmente no Amazonas e no Maranhão, o estilo conta a história do boi que morre e ressuscita, misturando personagens como o escravo, o pajé e os bois Caprichoso e Garantido. No início da dança, os alunos fizeram uma encenação teatral.
Depois de seis semanas de ensaio com a professora de Educação Física, Claudia Catarino Pereira, o que se viu foi de encher os olhos de todos que estavam participando das festividades. Ela Explica que procura optar por trabalhar com alunos do terceiro ano, pois eles, em reta final de curso, já ambientados com a instituição, tendem a trabalhar de forma mais harmoniosa com a intenção de presentear a todos os participantes com uma grande performance.
A dança é um dos conteúdos da disciplina de educação física além dos outros que são os jogos, esportes, ginástica e as lutas. E tudo isso ajuda os alunos nessa apresentação, para abrilhantar ainda mais o evento. “Eu considero a festa junina um dos principais eventos do IF. Um evento em que conseguimos trabalhar a cultura popular brasileira através das danças e, eu acho que isso foi feito esse ano de uma forma excelente”.