Festival Literário
FLIF atrai estudantes de escolas públicas e comunidade para três dias de literatura e cultura
O Campus Pouso Alegre viveu três dias de intensa programação literária e cultural durante a 7ª edição do FLIF. Realizado entre os dias 18 e 20 de setembro, o Festival Literário do IFSULDEMINAS reuniu alunos, comunidade externa, servidores e colaboradores em uma diversidade de atividades. A programação incluiu rodas de conversa com escritores, apresentações musicais e de dança, exposições, grafite, oficinas criativas, teatro e uma feira de livros. O evento tem como principal objetivo incentivar a leitura e promover a cultura por meio de diversas manifestações artísticas e literárias, integrando o público em um ambiente de celebração.
Éverton Braga, supervisor do projeto PEMSE, em Pouso Alegre, acredita que o FLIF tem aumentado, ao longo dos anos, sua habilidade de sensibilizar e educar as pessoas sobre a relevância da cultura. “Um evento dessa magnitude, aberto a toda a comunidade, contribui para a disseminação da cultura, que é uma das responsabilidades de uma instituição de ensino.”
O evento também contou com a presença da vereadora Lívia Macedo. Ela expressou sua emoção ao ver tantas atividades educativas, literárias e culturais acontecendo simultaneamente. "Iniciativas como o FLIF tem o potencial de contribuir para a transformação da nossa sociedade."
Para o diretor-geral do Campus Pouso Alegre, professor Alexandre Fieno, o festival demonstra à sociedade que a educação vai além do ambiente escolar, além da sala de aula. "Eventos desse tipo não só contribuem para a formação educacional, mas também ajudam no desenvolvimento social da comunidade como um todo. Esse evento não só faz parte das missões das instituições de ensino, como também complementa as atividades de pesquisa e oferece uma visão do nosso ambiente educacional e cultural.”