Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Fila Digital
Início do conteúdo da página

Fila Digital

Publicado: Quinta, 14 de Maio de 2020, 14h45 | Última atualização em Quinta, 14 de Maio de 2020, 14h53

Ex-aluna do Campus Pouso Alegre desenvolve aplicativo para evitar filas durante a pandemia da Covid-19

Renata Sarmet integra a equipe de estudantes do curso de Ciência da Computação, da UFSCar, que criou o aplicativo.

WhatsApp Image 2020 05 14 at 12.50.14A egressa do curso de Informática do IFSULDEMINAS – Campus Pouso Alegre, Renata Sarmet faz parte de uma equipe de estudantes de graduação da UFSCar, responsável pela criação de um aplicativo destinado a combater aglomerações geradas por filas em estabelecimentos como bancos, lotéricas e mercados, durante a pandemia da Covid-19.

O aplicativo foi desenvolvido durante uma maratona de programação que teve a participação remota de cerca de 500 pessoas. Além de Renata, o grupo é formado pelos alunos Alcides Mignoso e Silva, Lorhan Sohaky de Oliveira Duda Kondo, e Mariana Cavichioli Silva. O ex-aluno Leonardo Penna de Lima fez parte da equipe, mas precisou ser substituído ao final do hackathon pela recém-formada Bianca Garcia Martins.

Sobre o aplicativo

Com o "Fila Digital", a pessoa que utiliza um determinado serviço pode colocar seu nome na fila ainda em casa, saber quantas pessoas estão à sua frente e em quanto tempo será atendido. Com isso, pode sair de casa no horário mais próximo ao atendimento e, assim, permanecer na rua, exposto aos riscos de contágio, pelo menor tempo possível.

O uso é gratuito para cliente e estabelecimento, mas uma versão paga poderá oferecer serviços adicionais, como relatórios estatísticos com dados precisos gerados pelas filas, inclusão do estabelecimento em um mapa com filtros para tipo de serviço e tempo de espera e, também, ferramenta para agendamento via Whatsapp para públicos menos familiarizados com a tecnologia de aplicativos.

“A gente sabe que a fila digital é uma mudança de conceito e que vai ser difícil para as pessoas assimilarem no começo mas, nessa quarentena, a gente conseguiu evoluir muito. Antes, ninguém mexia em videochamada e agora todo mundo está fazendo live. Pensar numa fila virtual não é uma coisa comum, mas é uma coisa que o momento pede bastante”, explica Renata.

Saiba mais: https://www.youtube.com/watch?v=7smmLq-JDdc&t=1s

Como funciona: https://www.youtube.com/watch?v=koW4Ar7MDV0

Lançamento

Para desenvolver o aplicativo, o grupo realizou uma pesquisa de mercado para conseguir mais informações sobre o perfil dos usuários. O estudo contou com a Aolicativoparticipação de 500 pessoas e apenas 4% delas disseram que não usariam um aplicativo de fila digital.

Com os números são positivos a equipe trabalha para fazer uma versão estável do aplicativo e colocar em produção. Apesar das dificuldades de conciliação dos estudos com o trabalho, a previsão de lançamento é até o final desse mês.

“Quando pensamos no porquê estamos fazendo isso e quantas vidas vamos impactar, vem uma energia extra, porque é muito gratificante poder ajudar nesse momento tão difícil que estamos passando”.

Informações sobre o aplicativo

Os clientes ou estabelecimentos interessados em estrear o software podem entrar em contato pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 

 

Texto: Ascom/ IFSULDEMINAS / Campus Pouso Alegre
Informações: Universidade Federal de São Carlos

registrado em:
Fim do conteúdo da página