Página inicial > Notícias > FLIF 2023

FLIF 2023

Publicado: Quarta, 12 de Julho de 2023, 17h32 | Última atualização em Terça, 08 de Agosto de 2023, 16h51

As vozes excluídas pela sociedade ganham força nos debates literários e atrações culturais do FLIF 2023

Post 1 1Com o tema "Narrativas plurais: a arte de (R)existir pela Literatura", o Festival Literário do IFSULDEMINAS – campus Pouso Alegre – de 2023, mergulha no universo da literatura de resistência e traz, para o debate, as experiências que vêm das lutas reais e são transpostas para a ficção, vozes como as de povos negros, moradores de periferia, mulheres, indígenas e LGBTQIAPN +, excluídos pelos seus corpos, opções religiosas e orientações sexuais.

Serão dois dias intensos com rodas de conversa, apresentações musicais, teatro, exposições, performances e a feira literária. Entre os escritores convidados, o FLIF receberá a escritora trans Amara Moira que tem vários livros escritos, entre eles "E se eu fosse uma puta"; a escritora Luana Tolentino que acaba de lançar o livro "Sobrevivendo ao racismo"; a empoderada Malu Jimenez, autora de "Lute como uma gorda"; Carolina Ignarra, autora do "Manual Anticapacitista', defensora da diversidade e inclusão; Arthur Dantas, autor de "Racionais MC's: Sobrevivendo ao inferno e Sidnei Nogureira que tem percorrido o país levando a debate o tema do seu livro "Intolerância Religiosa" e dividirá a mesa com o escritor Hédio Silva Júnior.

O FLIF ainda receberá os indígenas da tribo Xucuru Kariri, de Caldas e terá uma roda de conversa com a Pajé Josefa, Milta Margaret Barbosa  e Cacique Thyeru Jal, da mesma tribo. O tema "A oralidade é pura resistência".

Este ano, além da Feira do Livro, com diversos títulos a preços acessíveis, o FLIF terá, no primeiro dia, a 1ª Feira do Empreendedorismo Negro, com venda livros dos palestrantes, acessórios, roupas, brinquedos, entre outros.

“Importante lembrar que as artes em geral, não apenas a literatura, são meios pelos quais as pessoas marginalizadas, minoritarizadas, alçam voos na sociedade. Fazendo um neologismo, esse tipo de arte é desaprisionante, volta-se contra um sistema opressor rompendo as barreiras do que seria impossível na vida real. Ela deflagra a vivência de povos marginalizados e os coloca em primeiro plano nas narrativas plurais, tornando-os sujeitos de sua própria resistência”, disse o professor Lucas Xavier Firmino, integrante da comissão organizadora do evento.

O FLIF acontecerá nos dias 10 e 11 de agosto, com programação pela manhã, tarde e noite. O evento é aberto ao público e a entrada é gratuita.

O Festival Literário tem o apoio da EPTV, SESC, Sindcomércio, Prefeitura de Pouso Alegre, Sicred, Nando Agropet e Cacife Tintas.

WhatsApp Image 2023 08 08 at 09.37.51FLIFINHA

Para os pequenos, o Festival terá uma programação diferenciada com contação de histórias, mediação de leitura e muitas brincadeiras. Este ano, a Flifinha terá a participação da "Trupe Borboletras".

Visitas ao FLIF

As escolas que desejarem trazer os alunos ao Festival Literário, podem agendar a visita pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. É necessário encaminhar o número de alunos (nome e CPF, para aqueles que desejarem receber o certificado de participação); nome e contato dos professores que acompanharão os estudantes; nome da escola e horário que desejam participar do Festival.

Dúvidas sobre o evento podem ser encaminhadas para o mesmo e-mail ou pelo whatsapp (35) 99843-4597.

Siga nossa rede social e fique por dentro de tudo o que acontecerá no evento:

Facebook - FLIFPousoAlegre

Instagram - flifpousoalegre

Programação:

Dia 10 de agosto: Quinta-feira

8h - Roda de Conversa: "O HIP HOP E SUAS ORIGENS" (Sherlock e Dopen)

8h30 - RAP (Los Carçudos / Dj Akilo / Xavie)

9h30 - Palestra: "SOBREVIVENDO AO INFERNO" (Escritor Arthur Dantas)

10h30 - Lançamento de Livros: *Libertação:orações e graça (Escritora Sissy Andrade) e * Caio e Lola (Escritora Cleidiane Souza)

11h - GRAFFITI (Sherlock / Mirat /Dopen/ Furtacor)

14h - Lançamento de Livros: * Terra de sonhos muito estranhos (Escritor Cesar Pereira) e * A Seita (Escritor Fernando Sales)

15h - Roda de Conversa: "VISÕES DAQUILO QUE SOU" (Escritoras: Malu Gimenez e Carolina Ignarra)