Página inicial > Notícias > Formação de professores

Formação de professores

Publicado: Terça, 09 de Julho de 2024, 09h37 | Última atualização em Terça, 09 de Julho de 2024, 10h51

Professores compartilham experiências sobre o curso de formação para a EJA

O Curso de Formação de Professores “Metodologias Ativas e Tecnologias para EJA”, o primeiro ofertado pelo projeto Educação de Jovens e Adultos integrada à Educação Profissional e Tecnológica, do IFSULDEMINAS – Campus Pouso Alegre, está chegando a seus momentos finais. Após essa capacitação, os professores iniciarão a etapa do curso com os alunos da EJA-EPT, com início previsto para agosto.

Prof Agnaldo Nunes RodriguesNa opinião do professor Agnaldo Nunes Rodrigues, um dos participantes desse curso de formação, não se pode falar da EJA sem antes levar em consideração que é uma modalidade com o objetivo de acolher e humanizar pessoas no processo de formação. “Para mim, enquanto profissional atuante na EJA, o curso tem dado uma nova concepção, onde me despertou a avaliar, rever e ampliar minha prática pedagógica frente aos anseios e perspectivas dos alunos, me fazendo entender que as metodologias ativas se fazem necessárias na prática pedagógica”.Prof Adriana Asato e alunos da EJA de SP

Outra entusiasta do curso é a professora de São Paulo, Adriana Ferreira Ramos Asato. “A importância do curso se manifesta na prática do cotidiano escolar. As inúmeras reflexões e práticas discutidas abrem um leque de possibilidades de ações na sala de aula com foco no aluno e possibilidades múltiplas de emancipação social dos estudantes da EJA”.

Adriana Teixeira GomesAlém de auxiliar na atualização dos conhecimentos, o curso, na opinião da professora Adriana Teixeira Gomes, de Manaus, Amazonas, também ajudou na interação entre os docentes de todas as regiões do país sendo esta uma “experiência que tem se traduzido de forma exitosa por meio da proposta do curso, qualidade dos materiais bem como da diversidade das atividades nas quais desenvolvemos pesquisas, leituras e debates por meio dos fóruns de discussões”.

O Curso de Formação de Professores “Metodologias Ativas e Tecnologias para EJA” teve início em abril com a participação de mil professores de várias cidades brasileiras.