Formação docente
Curso de formação de professores da EJA já tem mais de 1.500 inscritos. Inscrições vão até 25 de março
Em nove dias, o curso de Formação de Professores: Metodologias Ativas e Tecnologias para a EJA, o primeiro ofertado pelo projeto Educação de Jovens e Adultos integrada à Educação Profissional e Tecnológica, do IFSULDEMINAS – Campus Pouso Alegre, já recebeu 1.526 inscrições. Serão 500 vagas para docentes que atuam na EJA, de qualquer Estado brasileiro. O curso será ofertado na modalidade EAD, com início em 24 de abril.
Requisitos para ingresso - Para ingressar no curso Formação de Professores: Metodologias Ativas e Tecnologias para a EJA deste edital, é obrigatório ter concluído o Ensino Superior (Licenciaturas ou Formação Pedagógica, Pedagogia e Pós-graduação na área da Educação Profissional e Tecnológica) e atuar como professor da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na data da matrícula.
Inscrição - De 13 a 25 de março. A inscrição é gratuita e online pelo link: https://suap.ifsuldeminas.edu.br/inscricoesfic/efetuar_inscricao/. Após a realização da inscrição, o candidato receberá no email a confirmação de sua inscrição.
Documentos necessários para a inscrição
• Número do documento de identidade e do CPF do candidato;
• Se estrangeiro: número da carteira de estrangeiro ou número do passaporte visado;
• O candidato deverá, obrigatoriamente, possuir endereço de e-mail válido e ativo, para receber as comunicações sobre o processo seletivo do Projeto Educação de Jovens e Adultos Integrada à Educação Profissional e Tecnológica (EJA-EPT).
Seleção - Por meio de sorteio eletrônico
CLIQUE AQUI E ACESSE O EDITAL NA ÍNTEGRA
Sobre o curso
O curso Formação de Professores: Metodologias Ativas e Tecnologias para a EJA está previsto para ocorrer no período de 24/04/2024 a 06/08/2024 com uma carga horária total de 200h, ofertado na modalidade a distância, através da plataforma MOODLE.
O principal objetivo do curso é ‘possibilitar o processo formativo de educadores de jovens e adultos a partir de princípios da perspectiva sociointeracionista e crítica, das metodologias ativas, da aprendizagem significativa e do uso das tecnologias da comunicação’.
Objetivos Específicos
• Preparar profissionais para atuação na docência, no desenvolvimento de práticas educativas ativas e na otimização do processo de ensino-aprendizagem;
• Qualificar profissionais com conhecimentos teórico-práticos específicos para atuação na modalidade EJA;
• Promover o conhecimento sobre metodologias ativas de ensino e aprendizagem e suas estratégias didático-pedagógicas aos docentes que atuam/atuarão na EJA;
• Proporcionar o diálogo entre as diferentes áreas do conhecimento: definidas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e próprias da formação profissional na EJA;
• Propiciar momentos práticos de elaboração, execução, registro dos documentos pedagógicos e seus usos no contexto escolar;
• Qualificar profissionais para acesso, uso e contextualização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) conforme suas práticas pedagógicas na EJA;
• Promover multiletramentos/letramento digital.
Componentes Curriculares
• Letramento Digital
• Concepções e Princípios da Educação Básica na Modalidade da Educação de Jovens e Adultos
• A Aprendizagem na Juventude e na Idade Adulta
• Prática Pedagógica em EJA: a dialogicidade como princípio educativo
• Metodologias ativas na Educação de Jovens e Adultos
• Educação de Jovens e Adultos e as Tecnologias da Informação e Comunicação
Assessoria de Comunicação
Projeto EJA-EPT