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Formação docente

Publicado: Quinta, 21 de Março de 2024, 15h26 | Última atualização em Quinta, 21 de Março de 2024, 15h28

Curso de formação de professores da EJA já tem mais de 1.500 inscritos. Inscrições vão até 25 de março

cartaz a4 2 page 0001Em nove dias, o curso de Formação de Professores: Metodologias Ativas e Tecnologias para a EJA, o primeiro ofertado pelo projeto Educação de Jovens e Adultos integrada à Educação Profissional e Tecnológica, do IFSULDEMINAS – Campus Pouso Alegre, já recebeu 1.526 inscrições. Serão 500 vagas para docentes que atuam na EJA, de qualquer Estado brasileiro. O curso será ofertado na modalidade EAD, com início em 24 de abril.

Requisitos para ingresso - Para ingressar no curso Formação de Professores: Metodologias Ativas e Tecnologias para a EJA deste edital, é obrigatório ter concluído o Ensino Superior (Licenciaturas ou Formação Pedagógica, Pedagogia e Pós-graduação na área da Educação Profissional e Tecnológica) e atuar como professor da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na data da matrícula.

Inscrição - De 13 a 25 de março. A inscrição é gratuita e online pelo link: https://suap.ifsuldeminas.edu.br/inscricoesfic/efetuar_inscricao/. Após a realização da inscrição, o candidato receberá no email a confirmação de sua inscrição.

Documentos necessários para a inscrição 

• Número do documento de identidade e do CPF do candidato;
• Se estrangeiro: número da carteira de estrangeiro ou número do passaporte visado;
• O candidato deverá, obrigatoriamente, possuir endereço de e-mail válido e ativo, para receber as comunicações sobre o processo seletivo do Projeto Educação de Jovens e Adultos Integrada à Educação Profissional e Tecnológica (EJA-EPT).
Seleção - Por meio de sorteio eletrônico

CLIQUE AQUI E ACESSE O EDITAL NA ÍNTEGRA

Sobre o curso

O curso Formação de Professores: Metodologias Ativas e Tecnologias para a EJA está previsto para ocorrer no período de 24/04/2024 a 06/08/2024 com uma carga horária total de 200h, ofertado na modalidade a distância, através da plataforma MOODLE.

O principal objetivo do curso é ‘possibilitar o processo formativo de educadores de jovens e adultos a partir de princípios da perspectiva sociointeracionista e crítica, das metodologias ativas, da aprendizagem significativa e do uso das tecnologias da comunicação’.


Objetivos Específicos

• Preparar profissionais para atuação na docência, no desenvolvimento de práticas educativas ativas e na otimização do processo de ensino-aprendizagem;

• Qualificar profissionais com conhecimentos teórico-práticos específicos para atuação na modalidade EJA;

• Promover o conhecimento sobre metodologias ativas de ensino e aprendizagem e suas estratégias didático-pedagógicas aos docentes que atuam/atuarão na EJA;

• Proporcionar o diálogo entre as diferentes áreas do conhecimento: definidas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e próprias da formação profissional na EJA;

• Propiciar momentos práticos de elaboração, execução, registro dos documentos pedagógicos e seus usos no contexto escolar;

• Qualificar profissionais para acesso, uso e contextualização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) conforme suas práticas pedagógicas na EJA;

• Promover multiletramentos/letramento digital.

Componentes Curriculares

• Letramento Digital
• Concepções e Princípios da Educação Básica na Modalidade da Educação de Jovens e Adultos
• A Aprendizagem na Juventude e na Idade Adulta
• Prática Pedagógica em EJA: a dialogicidade como princípio educativo
• Metodologias ativas na Educação de Jovens e Adultos
• Educação de Jovens e Adultos e as Tecnologias da Informação e Comunicação

Assessoria de Comunicação
Projeto EJA-EPT

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