Página inicial > Notícias > Formaturas 2023

Formaturas 2023

Publicado: Sexta, 03 de Fevereiro de 2023, 13h18 | Última atualização em Sexta, 03 de Fevereiro de 2023, 13h18

Formandos dos cursos técnicos e superiores se emocionam com a volta das formaturas presenciais

Eles venceram a pandemia, as dificuldades do ensino remoto e as incertezas do retorno às aulas presenciais e, com muito mérito, concluíram mais um ciclo em suas vidas. As cerimônias de certificação técnica e colação de grau ocorreram nos dias 30 e 31 de janeiro. Familiares, amigos e a comunidade escolar do IFSULDEMINAS – Campus Pouso Alegre, celebraram a conclusão de cursos para 109 formandos no ensino médio e técnico (Adminsitração, Edificações, Informática, Química e Segurança do Trabalho) e 54 no superior (Engenharias Civil e Química e Licenciaturas em Química e Matemática).

“O rito de passagem é muito especial na vida deles. Eles tiveram a oportunidade de, pelo menos, no último ano, viver o ensino presencial, formar grandes amizades, conhecer os professores, vivenciar um pouco do IF e a cerimônia vem fechar, com chave de ouro, a trajetória desses alunos. Como professora, eu sinto muito orgulho de ver o crescimento deles como pessoas, cidadãos, profissionais, seres humanos. A transformação do mundo depende dos profissionais que formamos e vendo essa semente de transformação, encho-me de esperança de ver o mundo que eles podem construir”, disse a paraninfa dos cursos técnicos, professora Emanuelle Kopanyshyn.

Para o diretor-geral do Campus, Alexandre Fieno da Silva, a formatura dos alunos, após um momento tão obscuro como foi o da pandemia representa um renascimento para a instituição. “Nas idas e vindas conseguimos vencer todos os desafios de uma modalidade de ensino que não conhecíamos e eles, hoje, provam que são capazes superar qualquer obstáculo na vida. O mercado se abriu por conta da pandemia, com infinitas possibilidades. É uma virada de página e o mercado precisa de pessoas que conseguem se moldar de acordo com o problema que está surgindo”.

Os formandos também falaram sobre o momento. Alguns não acreditavam que seria possível superar tantos obstáculos nos últimos três anos. “Enfrentamos muitos conflitos no ensino remoto, algo que nunca havíamos experimentado antes. Depois, no ensino presencial, com uma carga horária que não tínhamos vivido, a convivência com pessoas diferentes, com vários modos de pensar...foi muito desafiador. Completar esse ciclo está sendo melhor do que imaginava. Sensação de gratidão”, disse João Vitor Ferreira Gomes, formando do curso Técnico em Administração.

Do IF, eles levam o conhecimento e relacionamentos inesquecíveis. “ Levo as amizades e também essa ambição de estudar, de procurar ser melhor e ter um futuro melhor. Isso o IF fez crescer muito em mim. Levo o IF no coração e quero fazer valer todos esses anos!” (Lilith Rodrigues Vales – formanda do curso Técnico em Administração).

Felícia Érica Nascimento Costa, formada em Engenharia Civil, contou sobre suas expectativas para o futuro pós IF, após uma trajetória de oito anos na Instituição, primeiro no curso técnico integrado ao ensino médio e, depois, no superior. “Sou grata ao IF por todas as portas que foram abertas. Pretendo fazer uma pós e trabalhar na área de estradas, que é uma área que eu gosto na Engenharia Civil. Para mim fica uma conexão que acredito que não encontraria em outra instituição, a conexão com o professor, com todo o grupo de servidores. Serei eternamente grata”.

Com o certificado nas mãos, fica o desejo de colocar em prática todos os conhecimentos de uma nova carreira. “Agradeço a Deus e ao IF por realizar o meu sonho de ser uma técnica em Segurança do Trabalho. A palavra que resume tudo o que estou sentindo hoje é gratidão. Espero atuar na área e aprender ainda mais. É um novo desafio, ter uma oportunidade no mercado de trabalho e desenvolver tudo aquilo que aprendi no IF”. (Tiara Karine Ferreira – formanda do curso Técnico em Segurança do Trabalho).

IFSULDEMINAS – Campus Pouso Alegre