Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > IF Aberto
Início do conteúdo da página

IF Aberto

Publicado: Quinta, 19 de Setembro de 2019, 14h51 | Última atualização em Terça, 01 de Outubro de 2019, 16h44

Campus Pouso Alegre abre suas portas com oficinas e prestação de serviços à comunidade

IF Aberto 5Em sua 6ª edição, o IF Aberto trouxe atividades para todas as idades. Teve oficinas de artesanato: pintura em MDF, fuxico, boneca negra, laços e laçarotes, feltro e confecção de luminárias. A professora Bruna Cristina Domingues participou de uma delas e aprovou a iniciativa. “Esse tipo de evento deveria acontecer outras vezes, pois é uma oportunidade para a comunidade. As pessoas vêm para fazer uma oficina e saem daqui com uma ampla bagagem, conhecimentos que eles não tinham”.

“É muito importante esse trabalho do Instituto junto à comunidade. Atende todas as classes sociais e a todos os talentos, pois oficinas diversificadas podem despertar o lado artesão que estava adormecido e com esse despertar a pessoa pode melhorar a sua renda”, comentou Regina Ferreira, artesã da Associação Cora Minas que ofertou a oficina de fuxico.

O Exército também esteve presente com treinamento de primeiros socorros e esclarecendo as dúvidas da população sobre o ingresso no serviço militar. Na prestação de serviços, os participantes puderam aferir a pressão e glicemia e ainda colocar as vacinas em dia com uma equipe de saúde da prefeitura.

Também foram desenvolvidas atividades para as crianças. Teve brinquedoteca onde elas IF Aberto 34puderam desenhar e colorir, bolhas de sabão, soltura de foguetes na oficina do Curso de Licenciatura em Química e, por quê não treinar o cérebro e o raciocínio nas oficinas da Supera e do Curso de Matemática?
Francisco Pereira, professor da Escola Estadual Cel. Gabriel Capistrano, de São Sebastião da Bela Vista, participou do IF Aberto e levou a experiência para sua cidade. “Um evento muito bom, com várias oficinas interessantes. Os alunos aprenderam muitas coisas diferentes. Sou professor de matemática e já pedi para me enviarem os jogos matemáticos apresentados aqui na oficina”.

Teve também oficinas de mágica, confecção de pipas, horta vertical, dança, master class de guitarra e violão, além de exposições de desenhos e fotografias. O público também pode comentar os curtas produzidos pelos alunos do IF para a Olimpíada de Língua Portuguesa através do Cine IF e se juntou aos alunos do projeto Musicalidades numa roda de música.
Quem não conhecia o Campus Pouso Alegre, ficou encantado com o evento. Foi o caso da integrante da Expocriar, Consuelo Ferreira Gonçalves. “Foi incrível ver as pessoas fazendo várias oficinas. Precisamos conhecer melhor o IF”.

IF Aberto 162Alunos do curso de Engenharia Civil apresentaram diversos trabalhos e ministraram uma oficina de pequenas instalações elétricas residenciais. Diversos experimentos e uma sala de Química forense chamaram a atenção dos visitantes para o mundo transformador da química, um dos cursos oferecidos no campus Pouso Alegre.

Fabiele Aparecida Ferreira, aluna da escola Estadual Cel. Gabriel Capistrano, de São Sebastião da Bela Vista, participou de diversas oficinas e já está estudando para o processo seletivo 2020 do IFSULDEMINAS. “Eu achei o evento muito legal, bem variado. Eu participei das oficinas dos cursos, soltei foguetes, estive na oficina de primeiros socorros, achei tudo muito divertido. Minha meta é ser aluna IF no próximo ano”.

Quem gosta de jogos de tabuleiro teve a oportunidade de participar de vários deles. Para relaxar, um momento de meditação e massagem. A diversão ficou por conta do grupo de teatro de improviso Meus Pésames que arrancou muitas risadas da plateia. Enquanto isso, na quadra, ninguém ficou parado com aulas de basquete.

Para o Pró-reitor de Extensão do IFSULDEMINAS, Cléber Àvila, com o IF Aberto, o campus cumpre a sua missão junto à sociedade, ofertando ensino de qualidade e oferecendo à comunidade um pouco do que se pratica aqui. “É muito gratificante ver essa integração entre alunos, servidores e principalmente ver a comunidade aqui dentro do Campus. Com essa iniciativa a comunidade se sente acolhida”.
O IF Aberto aconteceu no sábado, dia 28 de setembro.

Assessoria de Comunicação
IFSULDEMINAS – Campus Pouso Alegre

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página