Página inicial > Notícias > IF CYBERCONVIVER

IF CYBERCONVIVER

Publicado: Segunda, 19 de Julho de 2021, 14h04 | Última atualização em Segunda, 19 de Julho de 2021, 14h04

Servidores e estudantes do IF criam rede social para prevenção ao cyberbullying

O “IF CYBERCONVIVER” traz informações importantes sobre o cyberbullying, mensagens motivacionais, entretenimento, dicas de filmes, séries e documentários, entre outros.

Convite curtaO perfil no Instagram “IF CYBERCONVIVER” (https://www.instagram.com/if_cyberconviver/) é um produto educacional proposto e elaborado por estudantes dos cursos técnicos integrados do IFSULDEMINAS – Campus Pouso Alegre, equipe multidisciplinar, representantes dos núcleos (NAPNE, NEABI e NEGES) e professores convidados. E faz parte da pesquisa de mestrado “Formação humana integral e a proposta de construção coletiva de ações de conscientização e prevenção ao cyberbullying na educação profissional e tecnológica” desenvolvido pela pedagoga do campus e mestranda Xenia Souza Araújo, dentro do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT). A responsável pela orientação é a Profª. Drª. Lorena Temponi Boechat do campus Poços de Caldas.

“O tema "cyberbullying", também conhecido como bullying online, foi escolhido por fazer parte da realidade da maioria dos adolescentes. Infelizmente, segundo pesquisas sobre o assunto, essa prática tem aumentado bastante, pois a convivência, sobretudo durante a pandemia, está acontecendo de forma virtual. A formação humana integral dos nossos estudantes é uma das premissas mais importantes dos Institutos Federais e, com isso, esperamos contribuir com essa formação”, explicou Xênia.

O objetivo principal da pesquisa / produto é contribuir com a conscientização e prevenção ao cyberbulllying na EPT (Educação Profissional e Tecnológica) e, assim, fomentar a promoção da convivência ética, sobretudo nos ambientes virtuais.

A ideia é que o perfil / produto educacional torne-se um projeto de extensão.

Pelo mundo:

Um levantamento realizado pelo instituto de pesquisa Ipsos revelou que o Brasil é o segundo no ranking de cyberbullying no mundo. A pesquisa entrevistou mais de 20 mil pessoas em 28 países. No Brasil, 30% dos pais ou responsáveis entrevistados afirmaram ter conhecimento de que os filhos envolveram-se ao menos uma vez em casos de cyberbullying. O primeiro colocado no ranking é a Índia. (Fonte: Brasil Escola)

Texto: Xênia Souza Araújo
Revisão: Ascom/IFSULDEMINAS – Campus Pouso Alegre