Inauguração
Núcleo de Apoio Fiscal é inaugurado no Campus Pouso Alegre
É a quadragésima unidade do NAF implantada no sul de Minas
Moradores do bairro Parque Real e região circunvizinha poderão, a partir de agora, acessar os serviços prestados pela Receita Federal com mais agilidade e com a assessoria dos estudantes e docentes do curso Técnico em Administração integrado ao ensino médio. Foi inaugurado, nesta segunda-feira, 28 de agosto, uma unidade do Núcleo de Apoio Fiscal no IFSULDEMINAS - Campus Pouso Alegre. Esta é a quadragésima unidade do NAF no sul de Minas.
O NAF é um projeto da Receita Federal iniciado em 2012. As unidades oferecem consultoria e assessoria àquela parcela da sociedade que apresenta dificuldades em acessar os serviços online da RF. Segundo dados da Receita cerca de 10% a 15% da população tem dificuldade de atendimento através do site. “É para esse público que o NAF é voltado. Entendo que esse NAF, no Campus Pouso Alegre, será de extrema importância para essa população que precisa regularizar seu CPF, seu cadastro, eventualmente precisa de alguma orientação sobre imposto de renda, sobre o ITR e que os alunos do NAF poderão ajudar”, disse Sérgio Antônio da Silva, Chefe da Agência da Receita Federal do Brasil em Itajubá.
Segundo o reitor do IFSULDEMINAS, Cleber Ávilla, a Receita Federal tem sido um parceiro de grande significância para a instituição. Na pandemia, as doações de bebidas alcoólicas, apreendidas em operações do RF, resultaram em álcool gel para a população, roupas em máscaras e, recentemente, as doações de TVs box, transformadas em computadores para as escolas municipais e estaduais; além das doações de veículos, pneus, celulares, equipamentos de informática. “Hoje marcamos mais um grande passo nessa parceria, com a inauguração do NAF no campus Pouso Alegre, onde os estudantes do curso de Administração, orientados pelos docentes oferecerão consultoria e assessoria que a população dos bairros circunvizinhos muitas vezes não tem”.
Para o diretor-geral do Campus Pouso Alegre, Alexandre Fieno, a implantação do NAF é mais um passo nas ações sociais da instituição. E é uma grande oportunidade aos estudantes. “Para os nossos alunos o ganho é fenomenal. Eles chegarão na graduação com uma outra expertise muito além do que se espera de um aluno do ensino médio”.
Como explicou o Delegado da Receita Federal no Sul de Minas, ,Eduardo Antônio Costa, o NAF traz benefícios para todos os parceiros envolvidos no projeto. “Para os alunos e professores é um ganho porque eles têm a formação acadêmica e a Receita vem trazer a formação técnica. Para a escola vai ser uma visibilidade social muito grande. Para a receita federal é um ganho na medida em que o NAF vai prestar aquele auxílio à sociedade carente que não tem condições de pagar o serviço de um contador e precisa de um auxílio. E para a sociedade é ter acesso à informação e poder realizar as demandas tributárias sem custos”.
Sobre o NAF
O Núcleo de Apoio Fiscal (NAF) é um programa de Cidadania Fiscal da Receita Federal do Brasil (RFB) em cooperação com instituições de ensino, que leva assistência fiscal e gratuita, presencial ou remota, às pessoas físicas de baixa renda, microempreendedores individuais (MEI), organizações da sociedade civil (OSC) e pequenos proprietários rurais. O acordo é também importante elemento da prática profissional para os alunos de Ciências Contábeis, Administração, Direito, Relações internacionais, Ciências Econômicas e Comércio exterior.
O objetivo da Receita Federal com a implantação do Núcleo de Apoio Fiscal (NAF), em parceria com o IFSULDEMINAS, é promover uma melhor qualificação dos acadêmicos, disponibilizar a prestação de serviços tributários e fiscais aos contribuintes carentes e desenvolver a moral tributária e a cidadania na sociedade.
O programa NAF da Receita Federal, em parceria com as instituições de ensino, já ultrapassa a marca de 500 unidades em funcionamento em todo o Brasil, se consolidando como iniciativa efetiva de ensino-aprendizagem, responsabilidade social e cidadania. Essa iniciativa não acontece somente no Brasil, alcançando outros países sul-americanos que, por meio de suas administrações tributárias e, apoiados pela Receita Federal, realizam esse programa em cooperação com centenas de instituições de ensino nesses países.
Além disso, o programa NAF tem atraído a atenção de organizações internacionais que atuam desenvolvendo parcerias em prol da redução de desigualdades sociais, do aumento da coesão fiscal e do fortalecimento da governança pública, fomentando boas práticas e ações de impacto social positivo.
Assessoria de Comunicação
IFSULDEMINAS – Campus Pouso Alegre