Incentivo à cultura
Estudantes do Cultiva trocam experiências durante evento em Pouso Alegre
O encontro de integração permitiu que os estudantes se conhecessem, compartilhassem experiências e refletissem sobre suas práticas culturais. O evento também incentivou a criação de parcerias entre projetos, fortalecendo o trabalho coletivo e ampliando o impacto das ações culturais em rede. “Ver a sede administrativa do Instituto ocupada por jovens artistas, cheia de música, cores e expressão, foi uma forma concreta de afirmar que a cultura também deve estar no centro das nossas prioridades”, ressaltou o o Coordenador de Projetos e Eventos, da Pró-Reitoria de Extensão do IFSULDEMINAS, Nildo Batista.
O Cultiva Cultura é uma iniciativa pioneira do IFSULDEMINAS que busca fomentar a arte como parte essencial da formação dos estudantes. Por meio desse projeto, a instituição reconhece a importância da expressão artística no desenvolvimento humano, crítico e sensível dos alunos. Nesta primeira edição, de 183 alunos inscritos, 62 foram selecionados, nas mais diversas linguagens artísticas, como: arte de rua, música, artesanato e design, dança, teatro, artes digitais, artes visuais, cultura popular, moda, cinema, fotografia, literatura, contação de histórias e multimídia.
Aluna do Campus Pouso Alegre e uma das selecionadas pelo Cultiva, Maria Heloísa de Sousa,falou da importância do projeto. “ Muitas vezes ficamos limitadas pela falta de recursos, mas esse projeto veio para nos ajudar a mostrar nossa arte, nosso interior, nosso pensamentos. Podemos mostrar que através da criação artística, surge um mundo melhor”.
Para Thalysson Arantes Ramos, aluno do campus de Passos, o Cultiva é um incentivo para os estudantes. “Esse projeto vem como um estímulo a novas criações, sobretudo após a pandemia, que relegou a cultura ao segundo plano”.
As ações do Cultiva acontecerão de maio a dezembro de 2025, período no qual os alunos desenvolverão suas atividades culturais nos campi. Ao final, deverão apresentar os resultados como produtos culturais, que poderão ser compartilhados por meio de festivais, mostras, exposições, oficinas e intervenções artísticas.