Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Informática no Agro
Início do conteúdo da página

Informática no Agro

Publicado: Sexta, 12 de Junho de 2026, 13h17 | Última atualização em Sexta, 12 de Junho de 2026, 13h40

Estudante de Informática do Campus Pouso Alegre desenvolve aplicativo para o setor agropecuário

 

WhatsApp Image 2026 06 12 at 13.17.23O estudante José Guilherme da Fonseca Balbino, de 15 anos, aluno do 1º ano do curso técnico integrado em Informática do IFSULDEMINAS – Campus Pouso Alegre, desenvolveu o aplicativo “AGRONEO”. A ferramenta foi criada com o objetivo de centralizar recursos e otimizar a rotina de trabalho de produtores rurais e agropecuaristas.

A iniciativa nasceu da observação direta da rotina familiar no campo. "A ideia surgiu quando percebi que meus pais, que são agropecuaristas, precisavam de ferramentas para auxiliar no trabalho, as quais muitas vezes estavam espalhadas em diversos aplicativos diferentes. Então, quis reunir tudo em apenas um", explica o estudante.

A plataforma encontra-se em fase final de desenvolvimento e refinamento, motivo pelo qual ainda não está disponível para download. Segundo José Guilherme, o principal obstáculo atual para o lançamento oficial é de ordem financeira. "Atualmente, um dos maiores desafios vem sendo publicá-lo nas lojas virtuais (Google Play e App Store), principalmente por causa das taxas, que são elevadas", relata. Mesmo diante dos desafios de publicação, o jovem desenvolvedor já planeja a criação de novos projetos tecnológicos voltados para o mercado.

WhatsApp Image 2026 06 12 at 13.17.23 1

Apoio institucional

 

O projeto, que começou como uma iniciativa particular, ganhou escala com o suporte do corpo docente da instituição. O estudante destaca o incentivo recebido pelos educadores do campus, com menção especial ao professor do curso de Informática Luis Antônio Tavares. "Eles me apoiaram na divulgação, já que antes era apenas um projeto particular, mas que eu queria abrir para mais pessoas", conclui José Guilherme.

registrado em:
Fim do conteúdo da página