Página inicial > Notícias > Início das aulas

Início das aulas

Publicado: Quarta, 21 de Agosto de 2024, 11h24 | Última atualização em Quarta, 21 de Agosto de 2024, 12h07

Cursos do projeto EJA-EPT começam em Três Corações

eja 1O projeto EJA-EPT, desenvolvido pelo IFSULDEMINAS - campus Pouso Alegre, marca uma nova fase com o início das aulas, trazendo oportunidades educacionais significativas para a comunidade. Em Três Corações, 42 alunos já estão matriculados nos dois cursos oferecidos: operador de tratamento de águas e efluentes, na Escola Estadual Américo Dias Pereira, e mecânico de refrigeração e climatização industrial, ofertado na Escola Estadual Godofredo Rangel.

Para a professora Monique Brasil de Rezende os cursos são de grande importância para a formação dos alunos. “O curso de operador de tratamento de águas e efluentes é especialmente relevante no contexto atual, onde as questões ambientais se tornaram cada vez mais cruciais, proporcionando aos alunos a possibilidade de ingressar em setores que demandam essa formação”.

O curso de mecânico de refrigeração e climatização industrial complementa essa oferta educacional, preparando os alunos para atuar em um mercado de trabalho em constante evolução. A iniciativa, não apenas promove a educação profissionalizante, mas também contribui para a formação de profissionais qualificados que poderão fazer a diferença em suas áreas de atuação, alinhando-se às necessidades do mercado e às demandas ambientais contemporâneas.

A professora ressalta um ponto crucial na trajetória educacional dos estudantes: a importância de estabelecer uma base sólida de conhecimento. Para muitos deles, que ficaram fora da escola por um período significativo, o desafio de retomar os estudos é imenso e a sensação de estar diante de um conteúdo completamente novo pode ser um grande desafio. “Por isso, é fundamental que sejam adotadas estratégias didáticas que tornem cada aula não apenas informativa, mas também envolvente e relevante para os alunos, promovendo uma verdadeira construção de conhecimento”.

A motivação é uma chave nesse processo de aprendizagem. Ao incentivar os alunos a buscarem novos saberes, a professora pretende empoderá-los, transformando-os em profissionais mais capacitados e confiantes. “Essa jornada de um ano e meio será marcada por desafios, mas também por oportunidades de crescimento pessoal e acadêmico. A visão de que a educação vai além do aprendizado técnico é essencial para formar cidadãos críticos e atuantes na sociedade”, ressaltou Monique.

Além disso, a receptividade dos alunos é amplamente influenciada pelo acolhimento da equipe do Instituto Federal e da escola. O suporteeja3 oferecido, que vai desde a atenção às dúvidas até a ajuda com o transporte e a distribuição de kits, demonstra um compromisso com o bem-estar e o sucesso dos estudantes. Essa abordagem holística, que considera não apenas os aspectos acadêmicos, mas também as necessidades práticas e emocionais dos alunos, é fundamental para criar um ambiente de aprendizado positivo e inclusivo. “Em suma, a combinação de estratégias pedagógicas efetivas e um acolhimento genuíno pode fazer toda a diferença na trajetória educacional dos estudantes, preparando-os para enfrentar os desafios do futuro com confiança e determinação”.

Três Corações

Os cursos da Educação de Jovens e Adultos integrados à Educação Profissional e Tecnológica (EJA-EPT) desempenham um papel crucial na capacitação da força de trabalho em Três Corações, refletindo as demandas do mercado local. A cidade, com sua variedade de indústrias, apresenta oportunidades que podem ser melhor aproveitadas por meio de uma formação adequada.

A formação oferecida pela EJA-EPT é especialmente relevante para trabalhadores que buscam se atualizar ou se reinserir no mercado, considerando que muitos podem ter interrompido seus estudos. Com a oferta de cursos voltados para a fabricação de alimentos e bebidas, produtos têxteis e metalurgia, por exemplo, os alunos podem adquirir habilidades práticas e teóricas que são diretamente aplicáveis nas indústrias locais.

Além disso, o EJA-EPT pode contribuir para a melhoria da qualidade da mão de obra, promovendo não apenas a empregabilidade, mas também o desenvolvimento de competências que impulsionam a inovação e a competitividade das empresas na região. Portanto, a implementação e a promoção de cursos específicos podem ajudar a atender às necessidades do mercado, ao mesmo tempo que proporciona aos alunos a oportunidade de melhorar sua qualidade de vida e sua inserção social.

Investir na educação profissionalizante é, portanto, uma estratégia fundamental para o crescimento econômico de Três Corações e para a valorização da mão de obra local, criando um ciclo virtuoso entre educação e desenvolvimento industrial.

Texto: William Sanches