Gestão de conhecimento
Projeto Eja-EPT investe em conhecimento e segue na vanguarda educacional
Gestores e coordenadores do Projeto Eja-EPT do IFSULDEMINAS - Campus Pouso Alegre, se reuniram, no último dia 5 de fevereiro, para discutir o tema gestão do conhecimento. O projeto oferece 7 mil vagas de ensino profissionalizante a estudantes da EJA tradicional. A reunião foi liderada pelo professor Vitor da Silva Palácios, servidor público da UNESP, com 18 anos de experiência acadêmica e administrativa. A reunião contou ainda com a intermediação do Gestor de Pessoas, Henrique Fernandes Pereira.
Entre as novidades está a criação de um Formulário de Mapeamento de Processos do IFSULDEMINAS - Campus Pouso Alegre, uma ferramenta estruturada para coletar informações detalhadas sobre os processos institucionais. Este instrumento, a partir da metodologia 5W1H (What, Why, Who, Where, When, How), visa identificar e documentar os elementos essenciais de cada processo, servindo como base para o registro do conhecimento e a modelagem dos fluxos de trabalho.
Objetivos:
- Desenvolver e documentar um memorial que consolide e organize a Gestão do Conhecimento do projeto EJA-EPT;
- Estabelecer um sistema integrado de Gestão do Conhecimento para documentar e compartilhar práticas, processos e lições aprendidas:
- Integrar conhecimentos, decisões e processos (O que deu certo e o que não deu certo (e como melhorar):
- Preservar aprendizados e boas práticas por meio de ferramentas de gestão, fluxos e processos de trabalho;
- Oferecer uma base estratégica para gestores atuais e futuros e
- Facilitar a gestão e o acesso às informações do projeto.
“O EJA EPT está investindo em gestão do conhecimento para promover o aperfeiçoamento contínuo de seus processos, visando o aprimoramento de todas as equipes envolvidas no projeto”, disse Vítor.
Cursos e Workshops:
Todos integrantes do projeto deverão participar de oficinas e workshops que tratam de gestão do conhecimento para uma maior interação do processo e do uso das ferramentas que serão disponibilizadas na “wiki” (plataforma online que permite a criação e edição de conteúdo por vários usuários).