Página inicial > Notícias > Isolamento Social X Ser social

Isolamento Social X Ser social

Publicado: Terça, 18 de Agosto de 2020, 14h49 | Última atualização em Terça, 18 de Agosto de 2020, 14h55

Bendita Geni promove semana de discussões com temas em alta na pandemia

live 3‘O ensino público no isolamento social’ foi o tema da primeira live do grupo Bendita Geni, que dedicará uma semana ao debate de assuntos em alta na pandemia. O bate papo teve a participação da vice-diretora da escola Geraldina Tosta, Magna de Lacerda e do aluno do 3º ano do ensino médio da escola Vinícius Meyer, Marcos Barbosa. A live foi transmitida pelo instagram do grupo e está disponível no IGTV (https://www.instagram.com/p/CEAhk09j6fO/ ).

Professora de geografia há 27 anos, com experiência na rede pública e na particular, Magna falou sobre as aulas remotas e disse que os professores precisam de reinventar. “Infelizmente a escola não acompanha e nunca acompanhou essa realidade digital e tecnológica. Partindo para essa questão tecnológica, o nosso aluno tem um domínio que o professor não tem. Mesmo sabendo disso os professores nunca procuraram estar mais perto dessa realidade. Há uma resistência. Os professores não tinham como meta esse desenvolvimento tecnológico para se aproximarem mais do aluno”.

Magna demonstrou preocupação com o aprendizado dos alunos nesse formato remoto e apresentou alguns motivos para isso, como a falta de professores preparados para esse momento. “Da minha parte eu procurei cercar o meu aluno de todas as ferramentas que eu achei interessante (sala de aula virtual, aulas gravadas, vídeos, filmes, atividades, jogos), para esclarecer dúvidas e estimular o aluno à participação. Só que alguns professores fazem isso, mas existem muitos professores que ainda não estão prontos para essa realidade”.

Outro problema parte dos próprios estudantes. “A falta de autonomia do aluno, porque o estudo, para que você tenha sucesso na sua meta, você não depende 100% do professor, mas você também depende de você, da sua disciplina, da sua vontade, da sua busca, da sua pesquisa, você precisa ser um aluno pesquisador e isso é um problema porque os nossos alunos não possuem essa autonomia e no ensino remoto, pelo menos 80% dos nossos alunos não fazem isso”.

Para a educadora é preciso que os docentes comecem a entender que a educação não será mais como antes. “Quando voltarmos para a sala de aula, nenhum aluno vai aceitar um professor que vive de maneira obsoleta na sua metologia, no seu modo de aprendizagem”.

Enquanto a volta às aulas presenciais não retornam, os alunos demonstram grande preocupação com a chegada do Enem e dos vestibulares. “Muito se fala da live marcosfalta de interesse dos alunos e é verdade, muitos não querem aprender, outros estão desmotivados, já desistiram, mas é justificável porque estamos a meio ano sem aulas presenciais. Nesse modo de aula temos uma matéria por dia com as atividades que deverão ser enviadas para o professor. E embora seja pouco, ainda assim é desgastante porque nem todos os professores se empenham em ajudar, em ensinar. A impressão é de que estamos perdendo o nosso tempo”, disse Marcos.

Para o estudante, toda escola deveria oferecer apoio psicológico aos alunos que não sabem o que será do futuro e, por esta razão, estão frustrados e desmotivados. “Precisamos de ajuda para passar por esse momento, estamos cheios de dúvidas e cada um se vira como pode”.

A próxima live será nesta quarta-feira, 19 de agosto, às 19h, com o tema “Como tratar a ansiedade”, com o diretor do Instituto Nacional da PNL, Vanderson Andrade. E no dia 21, o ativista e estudante do IF, Elias Daniel fala sobre “O racismo no ensino à distância”.

Para acompanhar as próximas lives, siga o Bendita Geni no instragram: benditageniifpa

IFSULDEMINAS - Campus Pouso Alegre