IV SEQIF

Publicado: Segunda, 17 de Setembro de 2018, 12h18 | Última atualização em Terça, 18 de Setembro de 2018, 15h57

Aberta a IV Semana de Engenharia Química do Campus Pouso Alegre

SEQIF abertura dia 17 27Teve início na manhã desta segunda-feira, 17, a IV SEQIF – Semana de Engenharia Química do IFSULDEMINAS – Campus Pouso Alegre. Pelo segundo ano consecutivo, o evento é organizado pelo Centro Acadêmico Max Planck de Engenharia Química. “Fazemos tudo aqui por amor, pois o que ganhamos é o reconhecimento de realizar algo por vocês, pra ver vocês curtindo uma festa, um evento, buscando melhorias no curso e suprindo as suas necessidades pois somos alunos como vocês”, disse o presidente do CAMPEQ, Yuri Freire.

O Objetivo da SEQIF é promover um ambiente de integração acadêmica voltado para temas atuais da Engenharia Química. O evento busca enriquecer e complementar a formação dos alunos através de visitas técnicas, palestras, oficinas, minicursos e mesas redondas, de forma dinâmica e interativa, proporcionando a oportunidade de vincular os conhecimentos adquiridos durante o curso com a vivência da atuação do engenheiro químico nas diversas áreas do conhecimento.

Na abertura do evento, a diretora Mariana Felicetti aproveitou para parabenizar toda a equipe do curso de Engenharia Química pela nota e pelo reconhecimento do mesmo pelo Ministério da Educação.

A coordenadora do curso, professora Rejane Barbosa, também comentou o reconhecimento do curso pelo MEC. “Nesses momentos paramos para perceber a evolução, tanto dos professores quanto dos alunos. O curso é muito difícil. Sei que à vezes desanima, mas não desistam porque no futuro valerá muito a pena todo esse esforço. O reconhecimento pelo MEC veio para mostrar que nosso curso está bem estruturado, com um grupo que sempre pensa no melhor pra vocês. E a nota que tivemos também foi por vocês”.

Também falou na abertura do evento, o professor João Lameu . “Aproveitem bastante a semana, a integração que ela oferece e tirem o máximo de proveito das atividades e também do curso”.

Ainda no período da manhã, os alunos participaram da palestra “Revolução Industrial: era da Indústria Inteligente” com a professora da UNICAMP, Ana Maria Frattini Fileti. No período da tarde, foram realizados minicursos e oficinas sobre: Biotecnologia Industrial, Cosméticos, Resíduos Sólidos e Inteligência Emocional Corporativa.

Na terça-feira, os alunos participaram de uma visita técnica a uma vinícola e, em seguida, da palestra  “Aplicações da termodinâmica na Indústria de Refrigeração”. Foram realizados ainda cinco minicursos: Escrevendo com LaTeX; Tecnologias de limpeza de efluentes líquidos - Adsorção; Aplicação de algoritmos genéticos na otimização de processos; Sistemas de vapor: Eficiência Energética; Gerenciamento ambiental em laboratório.

Fechando as atividades do dia 19, os alunos ainda tiveram duas oficinas: Finanças pessoais e Técnicas de Aprendizagem.

As atividades da Semana de Engenharia Química terminam nesta quarta-feira, 20 com a palestra “UNILEVER – Processos de inovação”, seguida por uma mesa redonda sobre os desafios da vida acadêmica. Os alunos ainda farão uma visita técnica e, no período da tarde participarão da palestra motivacional "Uma vida com propósito”, seguida pelo encerramento do evento.

Ascom/Campus Pouso Alegre

17/09/2018