Página inicial > Notícias > JEMG 2019

JEMG 2019

Publicado: Quinta, 21 de Março de 2019, 12h04 | Última atualização em Quinta, 21 de Março de 2019, 12h10

Equipe de xadrez do Campus Pouso Alegre se classifica para a etapa microrregional dos jogos

WhatsApp Image 2019 03 18 at 16.24.47A aluna Gabriela Piovesana Dantas (Edificações 2019) conquistou o primeiro lugar na modalidade feminino. Já Lincoln Samuel Oliveira Silva (Edificações 2018) ficou com o terceiro lugar e Pedro Henrique Ribeiro Buzian (Edificações 2017) com a quarta colocação no masculino. Eles disputaram as 08 vagas do Módulo 2 (alunos nascidos de 2002 a 2004) com estudantes/enxadristas das escolas públicas e participares de Pouso Alegre, pela etapa municipal.

“Tivemos apenas um mês de treino. É muito gratificante, em tão pouco tempo, eles conquistarem essa classificação” disse o técnico da equipe, Alex Rogério Silva Carvalho (aluno do 9° período de Engenharia Química).

Gabriela conta que escolheu o xadrez porque entre as modalidades disputadas no JEMG, essa era a que ela tinha facilidade e porque o jogo proporciona uma organização de pensamento que reflete também na sala de aula. “Você tem que ter uma estratégia de pensamento na mente, pensar no jogo da outra pessoa, isso ajuda muito em outras matérias da escola”.

Lincoln e Pedro entraram para o Clube do Xadrez do IF em meados de 2018. Para ambos, a competição foi uma grande experiência. Os alunos sabem que a pressão agora será ainda maior, pois representarão a escola e a cidade na próxima fase. “Temos que nos dedicar cada vez mais para termos um bom desempenho, um bom resultado”, disse Lincoln.

E são grandes as expectativas. “Estou ansioso pela próxima fase. Meu time está forte e temos chances de passar”, contou Pedro.WhatsApp Image 2019 03 18 at 16.24.48

"Não sera fácil porque a cada etapa os jogos vão ficando mais difíceis, mas pretendo me esforçar e dar o melhor de mim para o próximo jogo", garantiu Gabriela.

Para a próxima fase o técnico da equipe vai focar nas jogadas rápidas. “Para conseguirem um tempo melhor, que foi onde alguns deles pecaram no campeonato. Como eles são muito dedicados, tenho certeza de que eles se sairão bem representando nosso Instituto e nossa cidade nos Jogos”.

Sobre o JEMG:

Neste ano, participam do JEMG estudantes-atletas das escolas públicas e particulares de Minas Gerais no Módulo I, de 12 a 14 anos (nascidos em 2007, 2006 e 2005) e no Módulo II, de 15 a 17 anos (nascidos em 2004, 2003 e 2002).

O JEMG acontece em quatro etapas. A municipal é a primeira, de responsabilidade das prefeituras das cidades que queiram participar dos Jogos. Já as etapas microrregional, regional e estadual são realizadas pelo Governo de Minas Gerais e executadas pela Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais – FEEMG.

Na etapa microrregional, participam os estudantes-atletas das modalidades coletivas (basquetebol, futsal, handebol e voleibol) e da modalidade de xadrez, em dois módulos, nos naipes masculino e feminino. Os campeões de cada modalidade coletiva e os 4 primeiros colocados do xadrez se classificam para a etapa regional.

Os campeões estaduais do JEMG representam o Estado nos Jogos Escolares da Juventude e Paralimpíadas Escolares, competições de âmbito nacional.