Página inicial > Notícias > Jogo Cooperativo

Jogo Cooperativo

Publicado: Quarta, 27 de Janeiro de 2021, 16h55 | Última atualização em Quarta, 27 de Janeiro de 2021, 16h59

Projeto do Campus divulga os jogos de tabuleiro como ferramentas educacionais

Foto 1 Estudantes de escolas públicas participam dos jogos durante o IF AbertoDesde a antiguidade, os jogos de tabuleiro são considerados um passatempo estimulante e saudável, mas, com o tempo passaram a ser utilizados também como ferramentas educacionais. Pensando nisso, o Campus Pouso Alegre criou o projeto “Jogo Cooperativo” que traz a proposta de possibilitar o acesso de jovens e adultos a esses bens culturais de acesso restrito e que muitas vezes estão longe da realidade diária da vida da maioria dessas pessoas.

De acordo com a coordenadora do projeto, Eliane Silva Ribeiro, durante a pandemia o projeto está tendo a principal função de divulgar os jogos de tabuleiro, explicar como jogar e apresentar propostas de experiências online. “Nosso objetivo é divulgar essa cultura principalmente entre alunos de escolas públicas que não possuem acesso a esse tipo de jogos. Os jogos de tabuleiro têm sido utilizados como ferramenta pedagógica e permite o desenvolvimento cognitivo, a socialização e a discussão de temas transversais como ética, respeito, tolerância, proteção ambiental, etc.”

Atualmente, o projeto já possui os seguintes jogos: CO2 – Segunda Chance, Power Grid, Newton, Azul, Catan – O Jogo, Sagrada, King of Tokyo, Concept Kids, Ticket to Ride Londres, Twilight Struggle, Seven wonders, Concept, Stone Age, Ticket to Ride: Europa, Ubongo, Código Secreto,  Pandemic, Timeline: Clássico, Timeline: Eventos, Timeline: Invenções.

Para o técnico em assuntos educacionais Daniel Reis, em várias cidades do país já acontecem iniciativas como essas, de popularizar o hobby dos jogos de tabuleiro modernos, principalmente em articulação com as escolas, pois esse passatempo pode ser trabalhado em interface com diversas competências fundamentais para a formação do aluno. “Pouso Alegre possui uma comunidade ‘nerd’ muito grande e mesmo antes do projeto já tínhamos boas experiências juntando os fãs dos boardgames aqui no instituto. A ideia era expandir ainda mais essa experiência”.

Quer saber mais sobre o projeto e vivenciar a experiência dos jogos de tabuleiro online? Siga a rede social dos Jogos Cooperativos:
instagram.com/jogocooperativo/
facebook.com/jogocooperativo

Antes da Pandemia

Além dos encontros em uma sala disponibilizada pela prefeitura no Centro de Artes e Esportes Unificado (CEU), o projeto foi desenvolvido durante eventos do foto4Campus Pouso Alegre abertos à comunidade, o IF Aberto e o Dia da Cultura Nerd. “Jogos de tabuleiro e RPG ajudam no desenvolvimento psicológico, intelectual, ajudam no raciocínio rápido, na imaginação, em como se virar na vida real, como resolver problemas de forma criativa e lógica. Projetos como esse são uma oportunidade de aprendizado para os mais jovens e, para os mais velhos, a chance de se manterem ativos”, contou Luanah Matos que teve a oportunidade de participar de um dos encontros.

Além da comunidade escolar do Campus Pouso Alegre, o projeto foi levado para alunos das escolas públicas municipais, seus amigos e familiares, atingindo cerca de 100 pessoas. “Cada jogo, ao apresentar uma simulação de parte da realidade, delimitando alguns aspectos, permite ao jogador perceber melhor o mundo que o cerca. O jogo é esse espaço seguro onde podemos treinar nossas habilidades sem medo do fracasso e aprender com a observação do comportamento do outro”, destacou Daniel.

IFSULDEMINAS – Pouso Alegre